Henrique Santiago   |   02/08/2018 17:30

Primeiro semestre demonstra resiliência do Turismo; leia artigo

Em artigo enviado ao Portal PANROTAS, a executiva declara que eventos como esse evidenciam a resiliência da indústria de Viagens e Turismo

Emerson Souza
Luciane Leite, diretora da WTM Latin America
Luciane Leite, diretora da WTM Latin America
Qual é o raio-x do primeiro semestre? A diretora da WTM Latin America, Luciane Leite, acredita que os seis primeiros meses do ano foram marcados por dois fatores, sendo um já aguardado, a Copa do Mundo, e um imprevisto, a greve dos caminhoneiros.

Em artigo enviado ao Portal PANROTAS, a executiva declara que eventos como esse evidenciam a resiliência da indústria de Viagens e Turismo. Leia o texto na íntegra abaixo:

"O primeiro semestre de 2018 se despediu com dois grandes eventos e impactos importantes na economia brasileira. Um, a Copa do Mundo – completamente previsto e planejado. Já a greve dos caminhoneiros, além do fator “surpresa”, resultou em desdobramentos que ainda reverberam na economia e na sociedade. E, claro, a repercussão para o mercado de Turismo foi inevitável.

A proximidade com que os eventos se desenrolaram gerou um efeito cascata por todo o País. Durante os dias de greve, o setor de Turismo vivenciou uma série de reveses. A aviação, por exemplo, perdeu milhões em voos cancelados devido ao desabastecimento dos combustíveis.

Os hotéis viram suas ocupações e reservas de hospedagem caírem abruptamente, o cancelamento dos eventos corporativos também impactou negativamente o âmbito turístico afetando a cadeia como um todo.

Se por um lado a indústria do Turismo sentiu o impacto da greve, por outro, o planejamento do brasileiro para participar do torneio mundial de futebol registrou índices que deixaram o mercado otimista. Em época de Copa do Mundo, os dados de viagens para o país-sede da competição são, em geral, favoráveis para o Turismo. Assim como para bares, restaurantes e comércio popular. Neste ano, não foi diferente.

Ocupando ora o segundo, ora o terceiro lugar no ranking de compras de ingressos para assistir o mundial, o brasileiro renovou a crença das empresas de viagens no que se refere ao perfil do viajante da Copa.

Em 2018, foi o público final com famílias inteiras e a presença de casais que movimentou este mercado, além do já conhecido grupo de amigos que prestigiam o evento. As empresas – grandes responsáveis pela compra de pacotes em massa – também tiveram uma participação importante. Contudo, em menor escala do que em edições passadas.

Foi neste mesmo cenário que outras cadeias sentiram a queda da produtividade e do compasso de espera. Ainda para contribuir com o momento de estagnação, a alta do dólar afastou os viajantes mais entusiasmados das viagens internacionais. Apesar disso, o Turismo interno e as viagens de curta distância, incluindo o deslocamento viário, ganharam fôlego neste período.

Um levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) registrou a retomada do mercado após queda de quase 30% na ocupação nacional. Já nas viagens aéreas, houve companhia área que disponibilizou mais de 1,6 mil voos extras para a temporada de 1 a 31 de julho, com concentração maior das operações adicionais partindo de São Paulo, Salvador, Recife, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Fortaleza.

Não há dúvidas que, embora as adversidades estejam aí, o cenário da indústria do Turismo segue desafiador. E, apesar das incertezas em relação ao contexto político, devido às eleições marcadas para outubro, há uma demanda que continua reprimida.

Sim, é fato que estamos mais cautelosos, mas consumidor final e empresas seguem com os planos originais de realização e produtividade. A nós, profissionais que atuamos neste segmento com tantas possibilidades de gerar riqueza, renda e emprego, cabe a resiliência para inovar e construir relações e oportunidades que trarão ao mercado de Turismo ainda mais maturidade e crescimento."

Luciane Leite é diretora da WTM Latin America

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Henrique Santiago

Henrique Santiago tem 3136 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS