Filip Calixto   |   14/11/2019 10:00

A década que não pode ser esquecida: 1980

A contribuição fundamental que a década de 1980 deu para a evolução do Turismo no Brasil pode ser vista no caderno Memórias, na revista PANROTAS.

Revista PANROTAS 1.398
Revista PANROTAS 1.398
Período chamado por alguns de década perdida, com inflação alta, enfraquecimento do regime militar e transição para o comando civil, a década de 1980 também foi marcada por transformações quando o assunto é Turismo. Foi nessa época que as associações ganharam consistência, contribuições de profissionais ganharam maior visibilidade e grandes empresas, presentes até hoje no cenário nacional, começaram a se formar. Lembrando esses anos, o caderno Memórias, na segunda parte da edição comemorativa da Revista PANROTAS, pormenoriza a década que não pode ser esquecida.

O surgimento do Salão Profissional de Turismo, em 1979, foi uma espécie de anúncio para o que viria a seguir. Os anos seguintes foram considerados por muitos como a época de ouro dos eventos sociais - festas, coquetéis, inaugurações de hotéis, início de rotas aéreas etc. Esse tipo de encontro era a rotina numa indústria que, paralelamente, via o fortalecimento de siglas como Abav, sob a batuta de Walter Steurer, Sindetur-SP, liderado por Eduardo Nascimento, Skal, Asseac, Clube do Feijão Amigo, Aviesp, Cobrat, Festuris, Aboti e tantas outras.

Também foi nos anos 1980 que nomes como os de Guilherme Paulus, Valter Patriani (ambos liderando a CVC) e Elói D'A´villa de Oliveira (liderando a Flytour) começaram a aparecer junto de profissionais mais conhecidos como Goiaci Alves Guimarães, que chegou a ser presidente do Conselho Nacional da Abav.

E na metade da década foi inaugurado o Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos, chegando para dividir as atenções com os terminais de Viracopos, em Campinas, e Galeão, no Rio. Todas transformações e novidades acompanhadas de perto pelo Guia PANROTAS, que ainda viu o hoje governador do Estado de São Paulo, João Doria Jr, defender mais investimentos no Turismo nacional como presidente do Embratur.

O aprofundamento dessas informações e os detalhes da década que vale a pena ser lembrada estão na Revista PANROTAS 1.398, em versão digital a seguir:


Tópicos relacionados