Karina Cedeño   |   13/04/2023 16:30
Atualizada em 13/04/2023 17:12

Troca de etiquetas no GRU Airport é golpe duro para Turismo, diz Lopes

Para o presidente da HotéisRio, Alfredo Lopes, o caso não pode ser tratado como algo banal


PANROTAS / Emerson Souza
Alfredo Lopes
Alfredo Lopes
O presidente do HotéisRio, Alfredo Lopes, manifestou sua indignação com o caso das etiquetas de malas trocadas no Aeroporto de Guarulhos (SP). Para ele, o caso não poder ser tratado como algo banal é necessário que sejam tomadas providências urgentes por parte de todos envolvidos no funcionamento dos aeroportos, a fim de evitar que situações como essa se repitam.

“A troca de etiquetas de bagagens que culminou na prisão de duas brasileiras na Alemanha se tornou um caso de repercussão internacional, que está gerando uma insegurança devastadora para o Turismo.

A situação descortina a vulnerabilidade dos passageiros no maior aeroporto da América do Sul e um dos maiores do mundo, à mercê de uma quadrilha complexa, que entrou com bagagem carregada de cocaína, sem passar pela esteira e sem levantar suspeita dos responsáveis pela segurança do local. E se fosse uma bomba? Um atentado terrorista!

É necessário que sejam tomadas providências urgentes por parte de todos os atores envolvidos no funcionamento dos aeroportos, para impedir que situações como essa se repitam. É fundamental que equipamentos tão importantes como os aeroportos usem de forma proativa seus modernos equipamentos de controle e não o façam apenas para análises posteriores ao fato ocorrido. Trata-se de um golpe duro para o Turismo, que vem sendo um dos principais impulsionadores da economia do Brasil, no pós-pandemia, e segue registrando números em crescente ascensão.

Essa questão afeta a todos nós, brasileiros. Poderia ter acontecido com qualquer viajante. Poderia ter trazido consequências trágicas. Não há espaço para isso em um país com as dimensões do nosso, com a população do nosso, com a importância econômica e geográfica do Brasil”, conclui o presidente do HotéisRio.

Ontem (12), a GRU Airport, concessionária que administra o Aeroporto de Guarulhos, afirmou ao Portal PANROTAS que a responsabilidade pelo manuseio das malas é das companhias aéreas.

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