Beatriz Contelli   |   24/07/2025 19:43
Atualizada em 24/07/2025 20:34

Influencers destacam diversidade das famílias no encerramento da LGBT+ Turismo Expo

Tiago Pessoa e Paulo Tardivo compartilharam experiências em viagens e dicas de inclusão nos destinos

PANROTAS / Emerson Souza
Tiago Pessoa e Paulo Tardivo no palco da LGBT+ Turismo Expo
Tiago Pessoa e Paulo Tardivo no palco da LGBT+ Turismo Expo

O impacto das famílias LGBTQ+ no Turismo foi o tema do último painel da LGBT+ Turismo Expo, apresentado por Tiago Pessoa e Paulo Tardivo — casal homoafetivo, pais de dois filhos e digital influencers com mais de 2 milhões de seguidores nas redes sociais.

Pessoa e Tardivo instigaram os participantes apresentando dados que revelam como o Brasil progrediu em relação aos direitos sociais da comunidade LGBTQ+, mas deixaram claro que esse público ainda enfrenta muitos desafios. O reconhecimento da união estável homoafetiva pelo Supremo Tribunal Federal, em 2010, deve ser reconhecida como um marco histórico. Cinco anos depois, em 2015, outro passo importante foi dado com a criação de um marco legal que reconhece e protege diferentes configurações familiares. Em 2025, embora a adoção por casais homoafetivos já seja um direito consolidado no País, os obstáculos persistem — a burocracia, o preconceito e a necessidade constante de reforçar o respeito à diversidade continuam a ser enfrentados por essas famílias.

Os números mostram o impacto direto da legislação: entre 2021 e 2023, mais de 50,8 mil crianças foram registradas por casais homoafetivos, de acordo com dados oficiais. Segundo o IBGE, em 2022 havia 391 mil lares compostos por casais do mesmo sexo no Brasil — um crescimento de 552% em comparação com 2010.

Durante o painel, o casal também compartilhou dicas para famílias LGBTQ+ viajarem com os filhos com tranquilidade:

  • Segurança e acolhimento - avaliar a segurança do destino e procurar hospedagens inclusivas;
  • Reconhecimento legal e documentação - garantir reconhecimento de parentalidade e ter a documentação adequada;
  • Comunicação e treinamento - promover linguagem inclusiva e exigir treinamento de equipes turísticas;
  • Representatividade e marketing - procurar visibilidade positiva em materiais promocionais;
  • Atividades e infraestrutura - garantir atividades familiares adequadas.

“Nosso objetivo é naturalizar nossa formação familiar. Nós, como casal, já precisávamos de segurança antes. Agora, com duas crianças, precisamos garantir isso ainda mais, evitar que elas passem por constrangimentos ou humilhações. Essas famílias estão viajando cada vez mais — e têm dinheiro para gastar nos destinos”, concluíram Tiago Pessoa e Paulo Tardivo.

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