Sindepat comemora 90 anos de Mauricio de Sousa; leia o artigo de Carolina Negri
A presidente executiva do Sindepat, Carolina Negri, prestou uma homenagem ao artista em artigo

Mauricio de Sousa completa 90 anos nesta segunda-feira (27), celebrando uma trajetória que marcou gerações e ajudou a construir o imaginário afetivo brasileiro. Criador da Turma da Mônica, o artista ultrapassou os quadrinhos e deixou sua marca também no setor de parques e entretenimento.
Em reconhecimento a essa contribuição, o Sindepat (Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas), da presidente executiva Carolina Negri, prestou uma homenagem ao ícone que transformou emoções em histórias e inspirou milhões de leitores ao longo de mais de seis décadas de carreira.
Leia o artigo abaixo.
Noventa anos de pura magia: uma homenagem a Mauricio de Sousa

Este 27 de outubro é uma data para guardarmos no peito, pois celebramos a nona década de um dos maiores gênios da emoção brasileira: Mauricio de Sousa. De um jovem repórter policial que jamais desistiu de seu sonho a criador de um mundo que é parte de infância de milhares de brasileiros: o Bairro do Limoeiro.
Nas mais de seis décadas de trabalho, Mauricio não criou apenas quadrinhos. Por meio de seus traços, ele iluminou a infância de gerações. Por meio das histórias da Turma da Mônica, milhares de crianças apaixonaram-se pela leitura em todo o Brasil.
Um brilhante contador de histórias, que ao transformar a própria família e amigos em personagens, leva mensagens sobre a importância do viver a infância, do brincar, da amizade leal, da família. Mas como manter um trabalho de mais de seis décadas tão presente, tão atual? Ele mesmo explica, em uma das muitas entrevistas que deu: “minhas histórias têm as emoções básicas... O amor, a amizade, a saudade, a inveja, a tristeza... As emoções humanas não envelhecem".

No setor de parques e entretenimento, Mauricio de Sousa também possui um legado relevante. O contador de histórias empresta seus personagens e o storytelling criado a partir deles para inúmeras experiências ao vivo: seja o Parque da Mônica, em São Paulo, a Vila da Mônica, em Gramado, ou as tematizações de eventos, quartos de hotel, shows, filmes e outras plataformas. É a materialização dos gibis. É tirar o Bairro do Limoeiro do papel e extrapolar para um universo real de fantasia e alegria. É trazer para a vida real toda a turma: Mônica, Cebolinha, Magali, Cascão, Chico Bento e outras dezenas de personagens e nos permitir ‘pertencer’ à turma.
No setor de parques, ainda é fundamental relembrar a grande importância do nosso gênio no nascimento do que viria a ser a entidade que atua na representação institucional deste setor. Em julho de 2003, uma decisão do Governo Federal no âmbito tributário quase interrompeu o desenvolvimento de um setor então promissor. Foi a união rápida de um grupo de amigos formado por Alain Baldacci, Marcelo Gutglas, Beto Carrero e Mauricio de Sousa que conseguiu reverter aquele cenário.

Juntos, foram a Brasília e, beneficiando-se da fama dos ilustres Mauricio e Beto, e do pioneirismo e coragem de Alain e Marcelo, bateram de porta em porta em dezenas de gabinetes do Congresso Nacional para uma sensibilização e alerta sobre o quão potente o setor de parques e atrações poderia ser caso decisões acertadas fossem tomadas.
A iniciativa foi exitosa, com a reversão da decisão. A conquista levou os líderes a criarem o Sindepat, fundado por aqueles quatro empresários visionários. Nosso setor movimentou no ano passado 138 milhões de visitantes no Brasil, representando um faturamento de R$ 8,4 bilhões e empregando mais de 190 mil pessoa. É hoje um orgulho para mim, como presidente executiva do Sindepat, saber que nossa associação teve entre seus fundadores o mestre dos quadrinhos, que por anos participou ativamente das iniciativas associativas.

Em 2022, durante o Sindepat Summit, em Gramado, encerramos um dos dias do evento com a entrada de alguns personagens da Turma da Mônica na plenária principal. A emoção e a euforia do público para fotos e abraços – público este repleto de adultos experts em entretenimento - foi a prova de que as histórias de Mauricio marcam não somente a infância, mas o coração de cada um de nós que já teve um gibi nas mãos.
Em qualquer evento em que Mauricio participa há comoção. Ele arrasta as pessoas para o contato, para fotos, para demonstração de carinho. Para todos do Sindepat, é uma grande honra ter essa história para contar. Neste ano, durante o Sindepat Summit, Mauricio foi o escolhido para a Homenagem à Personalidade do Setor. Uma escolha unânime. Em um setor em que o storytelling é a chave do sucesso, a Turma da Mônica é pura inspiração, e só temos a agradecer a generosidade do nosso Mauricio, por dividir com o mundo sua genialidade, sua emoção, suas histórias e seu coração. Parabéns, Mestre!".