Karina Cedeño   |   07/11/2025 11:46

Viajantes brasileiros têm novas demandas; como os agentes podem atendê-las? Veja artigo

Papel do agente deve evoluir de facilitador de reservas para consultor de viagens, segundo especialista


Divulgação/Expedia Taap
Luciana Melo, diretora do Expedia Taap
Luciana Melo, diretora do Expedia Taap

Quais são as particularidades do comportamento de viagem dos brasileiros? O que eles buscam em suas viagens para 2026 e – tão importante quanto isso – como os agentes de viagens podem atender a essas demandas?

Um artigo assinado por Luciana Melo, diretora do Expedia Taap, traz insights sobre os hábitos de viagem dos brasileiros, além de revelações e projeções para o planejamento do setor de Turismo no próximo ano.

Vale destacar que os dados que embasam o artigo são do Traveler Value Index 2025, pesquisa global conduzida pelo Expedia Group em 11 mercados-chave – entre eles Brasil, EUA, Canadá, China, México, Reino Unido, França, Alemanha, Itália, Japão e Austrália – com entrevistas realizadas entre março e abril deste ano.

Demandas de viajantes brasileiros para este ano e para o futuro – e como agentes de viagens podem atendê-las

Por Luciana Melo, country director for Latam no Expedia Taap

"Viajantes brasileiros começaram o ano com novas prioridades, e agentes de viagens que entendem essas mudanças estão em vantagem para liderar. De acordo com o Índice de Valor do Viajante de 2025 do Expedia Group, as decisões estão sendo moldadas por pressões econômicas, motivações emocionais e uma crescente demanda por qualidade e credibilidade. Apesar dessas mudanças, uma coisa permanece clara: as viagens estão prosperando. Aliás, 58% dos brasileiros dizem que viajar é mais importante para eles agora do que há cinco anos, o que é bem acima da média global de 50%.

Para agentes de viagens, isso é mais do que um relatório de tendências: é um guia estratégico. À medida que o papel do agente evolui de facilitador de reservas para consultor de viagens confiável, quem conseguir equilibrar custo, qualidade e personalização será uma parceria indispensável na construção de jornadas significativas.

Família em primeiro lugar: o aumento das viagens baseadas em conexões

Viajantes brasileiros estão valorizando mais as experiências compartilhadas: 57% dizem que passar tempo com amigos e familiares é um fator essencial nas suas decisões de viagem. Isso sinaliza uma demanda crescente por viagens que envolvam várias gerações: avós, pais e filhos.

Por que isso é importante para os agentes:

Esta é uma excelente oportunidade para criar itinerários flexíveis e inclusivos que unam as famílias. Agentes que conseguirem adaptar experiências para todas as faixas etárias não só vão atender à demanda, mas também criar fidelidade a longo prazo.

Gastos inteligentes: a inflação está remodelando as escolhas de viagem

A consciência de custos está se intensificando, pois 72% dos brasileiros planejam ser mais conscientes com os gastos de viagens, e 64% dizem que a inflação tem influência direta nos seus planos, o que é muito acima da média global, de 44%.

Por que isso é importante para os agentes:

Viajantes buscam valor, não apenas preços baixos. Agentes podem se destacar oferecendo descontos por reservas antecipadas, pacotes combinados e vantagens como upgrades de quarto ou seguro incluído: tudo isso sem comprometer a qualidade. Os aluguéis por temporada são outro elemento relevante: eles costumam oferecer mais espaço e comodidades a um custo menor por viajante, em especial para famílias ou grupos. Com o amplo inventário do Expedia Taap, agentes podem conectar clientes com propriedades de aluguel que oferecem conforto e valor.

A vantagem do agente: experiência que gera confiança

Mesmo com orçamentos apertados, os brasileiros não estão dispostos a sacrificar qualidade: 94% preferem acomodações com histórico comprovado e consistente de ótimas experiências para os viajantes, e 85% estão dispostos a pagar mais por estadias bem avaliadas.

Por que isso é importante para os agentes:

A confiança não é mais opcional. Agentes que enfatizarem a reputação do fornecedor e mostrarem experiências autênticas de hóspedes vão construir relacionamentos mais fortes com os clientes e se destacar em um mercado competitivo.

Olhando para o futuro: agentes como consultores estratégicos de viagens

O papel do agente de viagens está evoluindo. No ano que vem, eles não vão só reservar, mas também moldar as viagens. À medida que os viajantes têm mais informações e as pressões econômicas aumentam, os agentes precisam equilibrar custo, qualidade e personalização com informações especializadas.

Por que isso é importante para os agentes:

Este é o seu momento de liderar. Ao se posicionar como uma parceria estratégica, e não apenas um prestador de serviços, você pode ajudar os clientes a entender as complexidades, fazer escolhas confiantes e aproveitar todo o potencial das experiências de viagem"

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Karina Cedeño

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Sobre o autor

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero em 2011 e com mais de dez anos de experiência em reportagens no setor de Turismo.