Henrique Santiago   |   02/04/2018 10:06

Saiba quais produtos os agentes vendem mais que as OTAs

As OTAs já tentaram penetrar nesse mercado, mas falharam 

Reprodução / Pixabay
A dominância de OTAs como as gigantes Expedia e Booking é maior ano após anos nos Estados Unidos, mas ainda há aéreas em que o agente de viagens tradicional reina soberano.

No fim de 2017, o número de reservas feitas off-line, ou seja, via agência, TMC, telefone ou presencial era de 52%, segundo revelou um estudo da Phocuswright. Embora seja mais fácil vender pacotes de lazer ou hotéis no canal on-line, esse profissional ainda tem uma expertise maior ao comercializar cruzeiros e tours.

As vendas de pacotes e tours por meio do agente tradicional saltaram 4% e chegaram a quase US$ 9 bilhões no ano que passou, de acordo com a empresa de pesquisa. Esse montante representa 68% do total das reservas pagas.

Embora o share das agências diminua quando adicionamos o pacote dinâmico de uma OTA ao mix, como os pacotes da Expedia, ainda há uma representatividade de 46% de todos os pacotes vendidos nos Estados Unidos - tanto on-line quanto off-line.

As vendas de cruzeiros com o intermediário tradicional. tiveram um desempenho ainda melhor, com alta de 5% em 2017 e superando o mercado global de viagens, atingindo US$ 11,5 bilhões.

Apesar de históricas tentativas de OTAs venderem cruzeiros, dois terços das vendas de cruzeiros ainda passam por agentes de viagens tradicionais - e isso não deve mudar muito até 2021, salienta a Phocuswright.

Tópicos relacionados