Marina Marcondes   |   10/04/2018 15:29

Sebrae-RJ divulga perfil de turistas da Barra da Tijuca e Costa Verde

O Sebrae/RJ, em parceria com o RioCeptur realizou uma pesquisa inédita para conhecer o perfil do turista da Barra da Tijuca e da região da Costa Verde, no Rio de Janeiro, durante a alta temporada 2017/2018.

Rafael Rabello de Barros
A Barra da Tijuca é considerada principal destino do turista de congressos e negócios
A Barra da Tijuca é considerada principal destino do turista de congressos e negócios
O Sebrae-RJ, em parceria com o Rio Ceptur (Centro de Estudos do Rio Convention & Visitors Bureau), realizou uma pesquisa inédita para conhecer o perfil do turista da Barra da Tijuca e da região da Costa Verde, no Rio de Janeiro, durante a alta temporada 2017/2018. Os dados auxiliarão os comerciantes a entenderem os hábitos e necessidades de seus clientes, melhorando a atratividade desses negócios.

BARRA DA TIJUCA
De acordo com os dados divulgados no estudo, a região é o principal destino do turista de congressos, eventos e negócios do Rio de Janeiro. Dentre os 400 entrevistados do mês de janeiro, somente 20% estavam no local pelo lazer e 1% visitava familiares. Os principais meios de hospedagem são hotéis e pousadas (89%), seguidos de casa de amigos (6%), casa alugada (3%) e camping (2%).

O levantamento mostrou também que 56% dos visitantes eram do sexo masculino e 44% do sexo feminino, a maioria na faixa etária dos 31 a 35 anos. A maioria dos indivíduos (83%) já estiveram no destino anteriormente, e a permanência média costuma ser de seis dias ou mais. Entre os principais mercados emissores do Brasil para a região está São Paulo e internacionalmente está a Argentina.

Para a coordenadora de Turismo do Sebrae/RJ, Margareth Carvalho, o estudo demonstra o importante papel da entidade no apoio a realização de projetos e ações que possam trazer maior atratividade e competitividade para os pequenos negócios da região.

COSTA VERDE
O Sebrae-RJ também entrevistou mais de 1.250 visitantes em Angra dos Reis, Paraty e Ilha Grande. Os estrangeiros representam aproximadamente 19% da demanda internacional em Paraty e na Ilha Grande e 8,65% em Angra dos Reis, sendo a Argentina o principal mercado emissor para a região.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Marina Marcondes

Marina Marcondes tem 694 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS