Marcos Martins   |   23/05/2018 12:11

Internet é principal meio de busca sobre o Brasil para estrangeiros

Categorias mais buscadas foram de hospedagem, transporte interno, atrativos e passeios

Riotur / Alexandre Macieira
Países vizinhos representam maior percentual de turistas
Países vizinhos representam maior percentual de turistas
A busca pelos destinos brasileiros na internet segue em alta com os turistas estrangeiros, é o que informa a Demanda Turística Internacional, encomendada pelo Ministério do Turismo à Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

De acordo com o levantamento, 54% dos 6,58 milhões de estrangeiros que desembarcaram no País em 2017 procuraram informação na rede, maior índice desde 2013, quando o percentual foi de 37%. A opinião e experiência de família e amigos aparece em segundo lugar com 27,9%.

Os itens mais consultados pelos viajantes são hospedagem, transporte interno, atrativos e passeios. Além disso, 95,6% dos viajantes têm intenção de retornar ao Brasil e para 88,3% dos visitantes internacionais a experiência superou ou atendeu às expectativas. A pesquisa foi realizada com 35,5 mil turistas, que foram entrevistados em 25 locais de pesquisa (15 aeroportos internacionais e dez pontos de fronteiras terrestres).

“Os índices positivos obtidos na pesquisa comprovam que estamos no caminho certo. Um exemplo disso é que pudemos observar a melhoria da avaliação dos aeroportos, que passou de 89,9% para 92%, e também da sinalização turística, que saiu de 80,6% para 83,3%”, comenta o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz.

DESEJO DE LAZER
O litoral brasileiro segue como grande atrativo e nos meses de janeiro, fevereiro e março do ano passado concentrou 38,5% do fluxo internacional. Segundo a pesquisa, 72,4% dos viajantes que vieram ao Brasil a lazer tiveram como principal motivação o sol e a praia, seguido de natureza, ecoturismo e aventura (16,3%) e cultura (9%).

MAIORES VISITANTES

De acordo com a Demanda Turística Internacional, os vizinhos da América do Sul são os que mais tem aproveitado o Brasil. Dos 6,58 milhões de turistas internacionais em 2017, 62,4% (ou 4,11 milhões deles) eram sul-americanos. Os argentinos seguem liderando a lista dos maiores emissores de turistas para o Brasil com 2,62 milhões, um crescimento de 14% em relação a 2016. O segundo lugar fica com os Estados Unidos (475,2 mil), seguido de Chile (342,14 mil), Paraguai (336,6 mil) e Uruguai (328 mil).

Quase metade deles, cerca de dois milhões (49%), escolheram as vias terrestres para cruzarem as fronteiras brasileiras. E apenas entre os residentes do continente sul-americano a via terrestre supera a aérea (1,99 milhão). Nos demais continentes, 63,5% da preferência é pelo transporte aéreo.

Tópicos relacionados