Artur Luiz Andrade   |   21/05/2018 20:27

Número de brasileiros nos EUA deve subir após recontagem

A previsão inicial era de que os brasileiros nos Estados Unidos, em 2017, tenham sido entre 1,6 milhão e 1,7 milhão, queda de 7% em relação a 2016, o que já mostraria uma melhora em relação à queda de 25% entre 2016 e 2015. Mas o Depart


Divulgação Visit Las Vegas
Las Vegas
Las Vegas
DENVER – A previsão inicial era de que os brasileiros nos Estados Unidos, em 2017, tenham sido entre 1,6 milhão e 1,7 milhão, queda de 7% em relação a 2016, o que já mostraria uma melhora em relação à queda de 25% entre 2016 e 2015. Mas o Departamento de Comércio dos Estados Unidos descobriu que pelo menos 4,5 milhões de visitantes, principalmente do Brasil, da China e da Índia, foram contabilizados erroneamente nos dados preliminares do ano passado: entraram na estatística como residentes. Com isso, o Escritório Nacional de Viagens e Turismo (NTTO) que funciona dentro do Departamento de Comércio cancelou toda e qualquer divulgação de estatística para uma recontagem.

Os dados reais só devem ser divulgados no último trimestre deste ano e possivelmente junto com novos números de 2016. Segundo uma porta-voz do Departamento de Comércio, a diretora de Relações com a Indústria, Julie Heizer, o departamento achou por bem tomar essa decisão drástica de imediato e consertar as estatísticas, que voltarão com mais precisão no final do ano.

No ano passado, segundo o Departamento de Estado do país, 12,4 milhões de pessoas pediram vistos para entrar nos Estados Unidos, e 9,6 milhões foram concedidos para não imigrantes, 560 mil para imigrantes e outros 403,1 mil para estudantes, em um total de mais de 10,5 milhões de vistos autorizados pelos consulados e embaixadas ao redor do mundo.

Números à parte, destinos como Orlando, Nova York, Kissimmee, Califórnia e Las Vegas vêm a retomada, mesmo que lenta em alguns casos, do Brasil. O novo voo direto do Brasil para Las Vegas, a força dos brasileiros na Flórida e os gastos em Nova York são prova disso.

O Portal PANROTAS viaja a convite do IPW 2018 e United Airlines, com proteção GTA e Intermac

Tópicos relacionados