Leonardo Ramos   |   07/05/2018 13:04

Países com e-visa emitem 49% mais vistos ao Brasil em abril

Austrália, Canadá, EUA e Japão apresentam alta na emissão do documento

A implementação do visto eletrônico para visitantes dos países selecionados ao Brasil continuou rendendo bons frutos em abril, após alcançar aumentos que chegaram a 87% (turistas estadunidenses) em março. Neste mês, a alta dos quatro países inclusos no sistema de e-visa (Austrália, Canadá, EUA e Japão) foi, em média, de 49%.

O destaque vai para os canadenses, com alta de 74,55% no número de emissões de visto: foram 1,4 mil, contra 837 no mesmo período do ano passado, pelo sistema tradicional. Foi o único mercado dos quatro, porém, que aumentou a taxa de alta em relação a março, quando havia sido de 47%.

Os Estados Unidos tiveram um aumento de 44,17% de emissões em abril de 2018 contra o mesmo mês do ano passado - foram 12,3 mil vistos eletrônicos, contra 8,5 mil em abril de 2017. Em março, a alta percentual foi quase o dobro, de 87%.

Seguem ainda a Austrália, com 1,4 mil e-visas, 52,23% a mais do que os 919 vistos emitidos em abril de 2017; e o Japão, onde o percentual de aumento no último mês foi de 25,04%, com 1,9 mil, contra 1,5 mil no período comparativo. No mês de março o aumento havia sido de 80% entre australianos, e 37% entre japoneses.

“Esses números reafirmam o nosso compromisso com as medidas que facilitam a entrada de turistas estrangeiros no Brasil. Quanto menos burocracia, mais visitantes viajarão para conhecer nossos atrativos, gerando divisas para o Brasil e empregos no País”, comemorou o ministro do Turismo, Vinícius Lummertz. Ele foi um dos articuladores para que o processo de análise e concessão de vistos para o Brasil fosse simplificado.

E-VISA X VISTOS TRADICIONAIS
Mesmo com a facilitação do e-visa, alguns viajantes dos quatro países ainda optam pelo visto tradicional, embora o percentual representado por eles seja pequeno em relação ao eletrônico - apenas japoneses optam mais pelo meio comum.

Em abril, o sistema eletrônico alcançou 96,74% dos vistos emitidos para os australianos; 79% dos canadenses; 74,56% dos estadunidenses e 40,08% dos japoneses.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias