Marcel Buono   |   15/05/2018 09:20

Turismo quer criar 100 milhões de empregos em 10 anos

Conferência do Conselho Mundial de Viagens e Turismo levantou os principais desafios para o futuro da área

Unsplash/Chris Brignola
Neste mês, uma conferência do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) foi realizada em Buenos Aires, onde os principais temas abordados foram: segurança, tecnologia, sustentabilidade e crise econômica. O evento, que contou com mais de mil convidados, incluiu 100 CEOs das principais empresas do ramo, 30 ministros do Turismo e o atual presidente da Argentina, Mauricio Macri.

Uma das preocupações levantadas durante a reunião foi a rápida automação de empregos de todas as áreas da sociedade. Estima-se que 47% dos trabalhos que conhecemos hoje serão substituídos pela tecnologia no futuro, mas, apesar dessa previsão, o Turismo mostra diversas opções de adaptação em relação à essa tendência global.

Em 2017, por exemplo, um em cada cinco empregos criados no planeta tinham relação com atividades turísticas e, segundo a presidente e CEO do Conselho Mundial e Viagens e Turismo, Gloria Guevara Manzo, quase 100 milhões de novos postos de trabalho poderão ser criados no mundo nos próximos dez anos, caso algumas atitudes sejam tomadas.

“É preciso investir em infraestrutura, tanto em aeroportos, como estradas e portos. Além disso, o uso da tecnologia de maneira eficiente e abrangente é essencial para uma série de facilidades tanto para as empresas como para os turistas. Os processos precisam ser seguros e rápidos, afinal, ninguém quer perder tempo em filas. O uso da biometria é um exemplo dessas possibilidades”, comentou Manzo ao jornal El Universal, do México.

De acordo com documento elaborado na Organização das Nações Unidas em dezembro de 2017, a tecnologia da biometria foi considerada a melhor ferramenta para combater o terrorismo internacional e garantir a segurança dos turistas em todo o mundo. Sua introdução pode agilizar os processos migratórias, principalmente para os 95% da população tida como confiável pelas autoridades.

Segundo estudo realizado pela Oxford Economics em 185 países, apesar da economia mundial ter crescido, em média, 3% em 2017, o Turismo cresceu 4,6%. Considerando pessoas que trabalham de forma direta ou indireta no setor, são mais de 313 milhões de empregos ao redor do planeta.


*Fonte: El Universal

conteúdo original: https://bit.ly/2KpGCIl

Tópicos relacionados