Leonardo Ramos   |   13/06/2018 16:42

Amazon e Facebook são futuros players de viagens, diz pesquisa

Amazon e Facebook surgem como postulantes ao protagonismo, enquanto apps de pagamento virtual e criptomoedas crescem como meio de compra

Wikicommons/SounderBruce
Amazon é um dos principais candidatos a novo protagonista no mercado de viagens on-line: 44% aceitariam comprar pelo site de varejo
Amazon é um dos principais candidatos a novo protagonista no mercado de viagens on-line: 44% aceitariam comprar pelo site de varejo

Com o mercado de viagens on-line esperando movimentar mais de US$ 693 bilhões em 2018, segundo o instituto de pesquisa Statista, existe uma espécie de disputa não-oficial de quais serão os próximos protagonistas do segmento digital de reservas e que responderão por, ao menos, uma parte do imenso bolo.

Hoje, ele é dominado pelas compras diretas com hotéis e companhias aéreas, ou ainda por meio de agências de viagens e agências de viagens on-line (OTAs); novas opções, porém, já estão à vista do consumidor, como revelou um novo estudo da OAG.

POTENCIAIS PLAYERS E MEIOS DE RESERVA
De acordo com o relatório da empresa britânica, duas gigantes estão no páreo para entrar neste mercado: a Amazon e o Facebook. A primeira levou vantagem na pesquisa, com 44% dos entrevistados afirmando que reservariam pela Amazon, caso tivessem a possibilidade - porcentagem bem acima do Facebook, onde apenas 14% topariam fazer suas reservas.

Pixabay
Facebook fica em segundo, mas longe da Amazon: apenas 14% topariam comprar viagens na rede social
Facebook fica em segundo, mas longe da Amazon: apenas 14% topariam comprar viagens na rede social

Além do local da reserva, os próprios meios utilizados para concretizá-las também devem ver alternativas não convencionais crescerem. A OAG questionou os viajantes sobre quais tecnologias e métodos não-tradicionais eles ficariam confortáveis em reservar, e em primeiro, com 28% dos votantes, apareceram os chats automatizados na internet - os chatbots.

Em segundo, assistentes móveis como Siri e Okay Google (25%), seguidos de mensagens de texto (20%), sistemas automatizados de voz como o Google Home (18%) e até apps de mensagens das redes sociais, como o Facebook Messenger e o Whatsapp (9%)

"Conveniência, velocidade e experiência do cliente dominam o ecossistema de viagens, e o processo de reserva e pagamento não é exceção", ponderou o diretor de tecnologia da OAG, Mike Benjamin. “Os viajantes já estão contando com plataformas de mídia social como Twitter e Facebook para atendimento ao cliente. Embora não esperemos uma grande mudança no mercado de reservas de viagens da noite pro dia, a ameaça de novas startups e grandes players tecnológicos que radicalmente simplificam ou transformam a experiência não deve ser descartada”.

MÉTODOS DE PAGAMENTO ALTERNATIVOS
O método de pagamento é outra variável que influencia no futuro da reserva de viagens. O OAG perguntou aos viajantes quais opções de pagamento eles estariam dispostos a usar para reservar e pagar por viagens e serviços turísticos, e em primeiro apareceu o Pay Pal, com 49% dos votos, seguido de perto pelo Apple Pay (42%) e, um pouco mais atrás, pelo Google Wallet (22%).

Se considerar apenas os millennials, geração com idade entre 18 aos 35 anos, o Apple Pay sai na melhor posição: 56% deles os utilizariam, seguidos do Google Wallet (29%).

Pexel
Bitcoin surge como alternativa principalmente para os millennials
Bitcoin surge como alternativa principalmente para os millennials

Até os pagamentos por criptomoedas já aparecem com números relevantes, com 14% da geração dos millennials aceitando usar a mais popular delas, o bitcoin, como método de pagamento para viajar - se considerar a população geral, a porcentagem cai para 6%.

"Todos os olhos estão na paisagem de reservas de viagens. Os consumidores de hoje têm mais canais, tecnologias e plataformas para reservar viagens do que nunca”, acrescentou Mike Benjamin. "Embora o setor não mude imediatamente, as linhas aéreas e os mecanismos de reservas antigos precisam continuar a investir agressivamente na inovação e na experiência do cliente, tanto para conquistar maior participação de mercado quanto para afastar possíveis novos participantes", encerrou o executivo da OAG.

A empresa conta, em sua rede, com o banco de dados de mais de 900 companhias aéreas e cerca de quatro mil aeroportos, processando 1,4 bilhão de solicitações por ano.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Leonardo Ramos

Leonardo Ramos tem 1844 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS