Marcos Martins   |   10/10/2018 18:00

Conheça o perfil do turista brasileiro acima de 60 anos

Pipe Social e Hype 60+ lançam estudo que revela as preferências do viajante sênior no Brasil


Divulgação/ Rafael Ribeiro
Layla Vallias, da Hype 60+, entre Livia Hollerbach e Mariana Fonseca, da Pipe Social, durante lançamento de estudo inédito
Layla Vallias, da Hype 60+, entre Livia Hollerbach e Mariana Fonseca, da Pipe Social, durante lançamento de estudo inédito
O aumento da longevidade e a queda no percentual de nascimentos da população têm provocado mudanças que passaram a chamar atenção do poder público e, agora, do mercado. O mundo tem hoje 962 milhões de pessoas com mais de 60 anos e, até a metade deste século, serão 2,1 bilhões, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU).

Esse processo demográfico tem alta de 3% ano após ano e essas pessoas mais maduras representam quase 20% do consumo, movimentando cerca de R$ 1,6 trilhão. Nesse sentido, o Turismo ainda tem que se preparar para atender melhor e desenvolver produtos específicos a esse público.

As Pipe Social, uma empresa que mapeia negócios de impacto socioambiental, e a consultoria de marketing especializada no consumidor sênior Hype 60+, realizaram um estudo inédito com 2.242 pessoas, chamado Tsunami Prateado. O material reúne tendências de consumo e estilo de vida dos brasileiros que têm acima de 60 anos.


VIAJANTE SÊNIOR

Em relação ao Turismo, 79% acreditam que a viagem simboliza o imaginário da aposentadoria. Ao considerar os tipos de viagens mais valorizadas aparecem o Turismo religioso, de saúde (termais), experiências únicas, incluindo vinhedos, e as viagens familiares em grupo. Os que mais viajam entre os “prateados” têm até 74 anos, são das classes mais altas e da região Centro-Oeste.

"Observamos que a partir dos 70 anos há uma preferência por períodos mais curtos de viagem e principalmente com grupos de amigos. Em São Paulo, por exemplo, observamos o Sesc organizando roteiros curtos de fim de semana, e todos adoram. A lógica da gratuidade e descontos também é relevante na escolha desse consumidor, que busca novos conhecimentos", explica a cofundadora da Pipe Social, Livia Hollerbach.

A pesquisa revela que 69% viajam pelo menos uma vez ao ano, sendo 68% na companhia de cônjuge e familiares, 75% organizam a própria viagem e 74% pagam o valor integral. A média de tempo da viagem é de 15 dias e 33% viajam em finais de semana. Além disso, 32% viajam por uma semana e 28% por um período de 8 a 15 dias.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Marcos Martins

Marcos Martins tem 2880 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS