Marcos Martins   |   28/01/2019 13:12

População global acredita em impacto positivo do Turismo

Organização Mundial do Turismo e a empresa de pesquisas Ipsos fizeram um levantamento em 15 países com 12 mil pessoas para saber a percepção delas sobre o setor

iStock
Pesquisa revela a visão positiva da população
Pesquisa revela a visão positiva da população
Mais da metade da população global considera que o Turismo tem um impacto positivo na geração de riqueza e promoção de intercâmbios culturais, é o que revela uma pesquisa da Organização Mundial do Turismo (OMT) com a empresa Ipsos.

No levantamento on-line, que foi realizado em 15 países e teve como alvo 12 mil pessoas, 47% dos entrevistados acreditam que "vivem em cidades com um grande número de turistas" e 49% afirmam que deve haver medidas para melhorar a gestão do setor. Apenas 12% são favoráveis ao número de visitantes.

"Hoje, administrar adequadamente o Turismo em benefício de visitantes e residentes, garantir que as comunidades locais sejam ouvidas e se beneficiem é mais importante do que nunca", afirma o secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili. “Há uma necessidade urgente de definir um roteiro para o Turismo urbano que esteja totalmente alinhado com a agenda.”

Além disso, quase metade dos entrevistados (47%) pensam que "vivem numa cidade com um elevado número de visitantes”. No entanto, os resultados variam significativamente entre os países, de 68% na Austrália a 33% na França.

IMPACTOS

A geração de riqueza e renda, a criação de intercâmbios interculturais e de novas ofertas de atividades de lazer destacam-se como os maiores impactos nas cidades. E a percepção dos impactos positivos do Turismo é particularmente forte na Argentina, Austrália, República da Coréia, Espanha e Suécia.

Para muitos destinos urbanos em todo o mundo, enfrentar os desafios da crescente demanda turística e administrar adequadamente os fluxos é agora uma prioridade. Os resultados mostram que 49% acreditam que deve haver medidas para melhor administrar o setor. Mais de 70% acham que essas medidas devem se concentrar em melhorar a infraestrutura e as instalações, bem como na criação de atrações para turistas e residentes.

Apenas 12% acham que as medidas devem incluir a limitação do número de visitantes e 9% consideram que a promoção do Turismo deve ser interrompida. Recentemente, a OMT lançou um estudo sobre destinos inclusivos e revelou o interesse por um setor com mais pessoas com necessidades especiais.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Marcos Martins

Marcos Martins tem 2880 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS