Filip Calixto   |   22/05/2019 12:22

Viagens crescem no interesse em clubes de assinatura no País

Pesquisa encomendada pela Collinson mensura a suscetibilidade da população do Brasil a produtos pagos por assinatura.

Unsplash/Two Paddles Axe
Pesquisa encomendada pela Collinson ouviu mil brasileiros
Pesquisa encomendada pela Collinson ouviu mil brasileiros
Os clubes de assinatura cresceram entre as intenções de consumo dos viajantes brasileiros. Pelo menos foi isso o que apontou uma recente pesquisa encomendada pela Collinson, empresa especializada em benefícios e fidelização do cliente, mensurando a suscetibilidade da população do Brasil a produtos dessa natureza. De acordo com o levantamento, consumidores pagariam por um clube de assinatura motivados por benefícios (53%), preço (26%) e conveniência (17%).

Segundo apontaram os pesquisadores, os que demonstraram interesse nos clubes de assinatura buscam promoções e eventos exclusivos, descontos em produtos e serviços, entrega sem custo ou mais rápida, curadoria especializada, bônus na transferência e no acúmulo de pontos/milhas. Realizada pela Toluna Insights, a pesquisa ouviu mais de mil pessoas questionando-as sobre suas preferências em Entretenimento, Finanças e Viagens.

"Benefícios econômicos ainda são muito esperados e desejados pelos consumidores, mais de 60% disseram que preferem clubes de assinaturas que proporcionem descontos e promoções. Contudo, serviços preferenciais, ilimitados ou eventos exclusivos já ocupam um espaço importante na expectativa do consumidor (quase 40%)", comenta o general manager da Collinson no Brasil, Henrique Donnabella.

VIAGENS, AÉREAS, HOTÉIS

Segundo Donnabella, o crescimento do interesse dos brasileiros em pagar por clubes de assinatura é uma ótima oportunidade para as marcas rentabilizarem sua base de clientes. O executivo ainda cita dados da Abemf (Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização), apontando que o número de pontos e milhas resgatados em 2018 cresceu mais de 17%, chegando aos 64,4 bilhões. A associação revela também que os principais destinos visitados utilizando pontos e milhas são São Paulo e Miami.

O estudo também revelou que enquanto 30% dos entrevistados disseram ter interesse em assinar programas de fidelidade voltados a viagem, apenas 12% deles de fato o fazem.

Os pesquisados ainda responderam (conforme mostra a tabela ao lado) um questionário aberto citando os setores de maior interesse entre os que oferecem produtos com possibilidade de serem contratados por assinatura. Entre eles, os primeiros ligados ao segmento de viagens que aparecem são companhias aéreas e hotéis, interesse de 30,73% e 30,16%, respectivamente. Os transportes rodoviários aparecem nas respostas de 15,7% e o aluguel de carros foi citado por 13%.

Na pergunta sobre os os clubes de serviços contratados atualmente, os brasileiros elegeram o Netflix como principal produto, contratado por 74% dos respondentes. Na sequência aparece Spotify ou Apple Music, pago por 29% dos entrevistados. Serviços ligados à companhia aéreas também aparecem entre as respostas. O clube Multiplus, ligado à Latam, é assinado por 12% dos pesquisados. O Clube Smiles, da Gol, está no cotidiano de 9% dos ouvidos e o Clube TudoAzul, da Azul, foi citado por 8% dos participantes.

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