Marcel Buono   |   10/07/2019 17:16
Atualizada em 11/07/2019 12:07

Geração Y lidera compras pela internet no 2º trimestre do ano

Compras de consumidores nascidos entre 1980 e 1994 representaram quase metade do faturamento do e-commerce brasileiro entre abril e junho deste ano

De acordo com a Compre&Confie, empresa de inteligência de mercado focada em e-commerce, a geração Y representou a maior fatia de aquisições feitas pela internet durante o segundo trimestre do ano. Na análise do levantamento, 48,4% dos pedidos on-line foram realizados por pessoas nascidas entre 1980 e 1994, totalizando 18,8 milhões de compras.

“O cenário macroeconômico de desemprego para profissionais recém-formados, muitas vezes sem limite de crédito, contribui para que a geração Z, de pessoas nascidas a partir de 1995, tenham dificuldade de atingir o protagonismo nas compras on-line. É uma situação que deve começar a mudar de figura a partir do aquecimento da economia e geração de empregos”, disse o diretor executivo da Compre&Confie, André Dias.

Reprodução / Pixabay
Geração Y foi responsável por quase metade das compras on-line em abril, maio e junho
Geração Y foi responsável por quase metade das compras on-line em abril, maio e junho
Em termos de faturamento, consumidores da geração Y gastaram R$ 7,8 bilhões em compras ao longo do período analisado, tendo uma média de R$ 416,10 por aquisição. A maior parte do consumo esteve relacionada às seguintes categorias: Moda e Acessórios; Entretenimento; Móveis, Construção e Decoração; Eletrodomésticos e Ventilação; e Brinquedos e Bebês.

“A geração Y tem um perfil de consumo bastante parecido com a geração Z, formada por pessoas que nasceram a partir de 1995. Ambos buscam por comodidade para consumir entretenimento, moda e decoração, por exemplo. Enquanto isso, os consumidores da geração X, nascidos entre 1960 e 1979, buscam mais por artigos para a casa, itens relacionados à saúde e eletrodomésticos. É um perfil similar ao dos Baby Boomers, que nasceram entre 1940 e 1959”, completou o executivo.

Na comparação entre gêneros, as mulheres tiveram um percentual maior que o dos homens, com 51% das compras. Nas gerações Z e Baby Boomers, os homens foram os que mais consumiram pela internet, enquanto nas gerações X e Y, as vendas seguiram o diagnóstico do mercado, com o público feminino mais atuante.

No total, o varejo digital movimentou R$ 16 bilhões no segundo trimestre, considerando 38,9 milhões de pedidos. Em média, cada compra foi de R$ 413,10.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Marcel Buono

Marcel Buono tem 1660 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS