PESQUISAS E ESTATÍSTICAS

Geração Z usa a curadoria do agente, mas compra sozinha

A palestra de abertura da etapa mineira do Next, que acontece na manhã desta quarta-feira (26), no Intercity BH Expo, foi a ministrada pela sócia diretora da Mapie, Carolina Sass de Haro (foto). O tema foi a mais recente pesquisa da Mapie: “A Geração Gol e o Turismo”, que mostra como os jovens da geração z (nascidos a partir de 1997) se comportam em relação ao mercado de viagens.

Filip Calixto

O estudo mostra, por exemplo, que a geração Z usa a curadoria do agente de viagens, mas acaba comprando sozinha. “O maior desafio para os profissionais do Turismo, é como atrair essas pessoas para seus produtos e serviços, já que eles usam as agências tradicionais para fazer pesquisas, mas preferem comprar on-line, de forma independente, pois encontram preços mais baratos de forma independente”, avalia Carolina.

Para a pesquisadora, essa é a hora de repensar o negócio. Como esse cliente ainda não é um viajante experiente, é preciso trabalhar e não deixar esse viajante criar o hábito de comprar tudo pela internet. “É a hora de capturar e fazer ele fidelizar o seu atendimento.”

Esse grupo, ainda de acordo com a pesquisa, é formado por viajantes frequentes de viagens curtas, regionais e com orçamentos menores. “Apesar de ser uma geração que nasceu conectada, e que fica na internet por mais de sete horas por dia, é um grupo que enxerga na viagem a melhor oportunidade para relaxar e desconectar”, disse a palestrante.

Questionada pelo diretor de Vendas da CVC, Adriano Gomes, que perguntou qual é o futuro das agências de viagens e operadoras diante dos resultados apresentados pela pesquisa, Carolina enfatiza: “invistam em curadoria e personalização, e entreguem um serviço que só você é capaz de fornecer para o seu cliente.”

O Next Belo Horizonte é patrocinado por Hotel Intercity BH Expo, Amadeus, DCS, Foz do Iguaçu Visit Monaco, Visit Seychelles, Visit Noruega, Tui e apoio do Cep Transportes
 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA