Marcos Martins   |   24/07/2019 09:00
Atualizada em 24/07/2019 17:24

Geração Z prefere viajar a investir no ensino superior

Pesquisa da Booking revela as preferências de mais de 20 mil viajantes, de 29 mercados, com idade entre 16 e 24 anos, com as tendências de gastos


Reprodução / Pixabay
Pesquisa revela preferências de viajantes
Pesquisa revela preferências de viajantes
Os brasileiros da Geração Z, que inclui as pessoas com idade entre 16 e 24 anos, estão mais propensos a gastar com viagem do que com ensino superior, de acordo com pesquisa da Booking. De modo geral, seis em cada dez brasileiros da Geração Z (64%) acreditam que sempre vale a pena investir em viagens. Quando colocado em um ranking e comparado a outros gastos para os próximos cinco anos, viajar e conhecer o mundo aparece como o item mais importante na hora de gastar seu dinheiro (81%).

Economizar para investir em ensino superior ou treinamento profissional aparece em segundo lugar (79%) e o gasto material com roupas, sapatos e acessórios de marca ficou em último.

Os potenciais empregadores desses jovens ficar atentos a essas demandas, já que 76% afirmam que a oportunidade de viajar a trabalho é importante ao escolher um emprego e 71% são atraídos por um trabalho onde eles possam vivenciar outras culturas.

VIAGEM SOLO
Muitos desses jovens viajantes estão explorando o mundo com suas famílias. Dois quintos (47%) dos viajantes da Geração Z dizem que fazem isso porque não teriam dinheiro para viajar sozinhos. No entanto, estão ansiosos para sair do ninho e alçar voos solos.

Segundo o estudo, independência é uma questão importante para essa geração. Nos próximos dez anos, um terço desses jovens brasileiros (30%) planeja fazer uma viagem sozinho pelo menos uma vez. A paixão da Geração Z por “se virar sozinho” fica ainda mais clara quando quase um terço (28%) afirma que não quer companhia ao viajar (percentual maior do que qualquer outra faixa etária, à frente de 25% dos millennials, 23% da geração X e 16% dos baby boomers) e 13% que gostariam de fazer um mochilão ou passar um ano sabático sozinhos.

Confira mais dados abaixo:

Para onde vão os gastos da Geração Z nos próximos cinco anos
Viajantes globais
Viajantes brasileiros
Viajar e conhecer o mundo
65%
81%
Investir em ensino superior/ treinamento profissional
60%
79%
Economizar para comprar uma casa/ propriedade
60%
70%
Economizar para aposentadoria
51%
56%
Gastar em experiências ou produtos ecologicamente corretos
46%
50%
Economizar para casamento/ união civil
42%
42%
Comprar novos produtos tecnológicos
33%
36%
Comprar roupas/ calçados/ acessórios de marca
33%
26%

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Marcos Martins

Marcos Martins tem 2880 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS