Juliana Monaco   |   08/10/2019 12:21
Atualizada em 08/10/2019 12:25

36% dos brasileiros pedem nome emprestado para fazer compras

De acordo com um levantamento feito em todas as capitais do País pela CNDL e pelo SPC, 36% dos brasileiros fizeram compras utilizando o nome de terceiros.


Pixabay

De acordo com um levantamento feito em todas as capitais do País pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção do Crédito (SPC Brasil), 36% dos consumidores brasileiros fizeram compras utilizando o nome de terceiros nos últimos 12 meses, sendo que o hábito é ainda maior entre pessoas de baixa renda (38%) e jovens (46%).

A prática é utilizada, principalmente, por quem está com dificuldade de acesso ao crédito ou enfrenta imprevistos e não conta com uma reserva emergencial. Cerca de 30% das pessoas que pediram o nome emprestado para realizar compras parceladas estavam com o limite estourado no cheque especial ou cartão de crédito. Outros 22% não tinham determinadas modalidades de crédito à disposição, 18% estavam com o “nome sujo” e 16% tiveram crédito negado.

O estudo releva ainda que as pessoas mais procuradas são aquelas do círculo de convivência, como os pais (28%), os cônjuges (21%), amigos (17%) e irmãos (16%). Normalmente, quem solicita a ajuda acaba obtendo uma resposta positiva, já que 77% dos entrevistados sempre conseguiram o nome emprestado.

Para a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, o consumidor que empresta seu nome precisa refletir sobre as consequências do ato. “Caso o tomador do nome emprestado não consiga honrar o compromisso assumido, é a pessoa que empresta o nome quem arca com as consequências financeiras e jurídicas da situação. Recusar ajuda para familiares e amigos pode parecer cruel, mas muitas vezes, essas já apresentam um histórico desfavorável de pagamentos e há um risco real de que a dívida não seja paga e quem emprestou o nome será obrigado a arcar com o pagamento da quantia sozinho”.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Juliana Monaco

Colaboração para o Portal PANROTAS

Juliana Monaco tem 2047 conteúdos publicados no PANROTAS. Confira!