Juliana Monaco   |   29/01/2020 11:07   |   Atualizada em 29/01/2020 11:08

Ásia lidera ranking de cidades mais dinâmicas do mundo

As cidades asiáticas são os centros urbanos mais dinâmicos do mundo, segundo a pesquisa City Momentum Index, realizada pela JLL com base em métricas de 130 mercados.


Pixabay
A cidade de Hyderabad, na Índia, ocupa a primeira posição do ranking
A cidade de Hyderabad, na Índia, ocupa a primeira posição do ranking
As cidades asiáticas são os centros urbanos mais dinâmicos do mundo, segundo a pesquisa "City Momentum Index", realizada pela JLL com base em métricas socioeconômicas e comerciais de 130 mercados. O estudo mostra que há uma mudança contínua na influência global, fazendo com que cidades indianas, chinesas e vietnamitas dominem as primeiras posições do ranking de 20 cidades.

Apesar da desaceleração econômica, a Índia possui sete cidades no topo da lista, como Hyderabad e Bengaluru. A China aparece em quatro posições, com destaque para Xangai - a única a permanecer na lista do longo dos sete anos da pesquisa. Há sinais também de retomada econômica no Oriente Médio, com Dubai aparecendo novamente após três anos e Riyadh (Arábia Saudita) estreando no ranking. Já Vale do Silício (Califórnia) e Austin (Texas) também aparecem pela primeira vez.

"O notável dinamismo nas economias asiáticas é a prova de que as reformas econômicas, o crescimento dos negócios e o investimento em infraestrutura podem impulsionar a expansão da indústria, significativamente o setor de tecnologia, e facilitar uma cultura de start-up”, afirma o diretor de Pesquisa de Cidades da JLL, Jeremy Kelly.

As 20 cidades mais dinâmicas do mundo são, respectivamente, Hyderabad (Índia), Bengaluru (Índia), Ho Chi Minh (Vietnã), Nairobi (Quênia), Chennai (Índia), Delhi (Índia), Hanoi (Vietnã), Manila (Filipinas), Vale do Silício (EUA), Shenzhen (China), Chongqing (China), Pune (Índia), Wuhan (China), Dubai, Hangzhou (China), Kolkata (Índia), Shanghai (China), Riyadh (Emirados Árabes), Austin (EUA) e Mumbai (Índia).

O levantamento mostra ainda os passos que as cidades precisam seguir para superar alguns dos problemas associados ao rápido crescimento, como o investimento contínuo em infraestruturas, a redução do congestionamento e a melhora da qualidade do ar. Soluções de cidades inteligentes, como aluguel de bicicletas, melhoram a qualidade de vida, ajudam a aumentar a inclusão e tornam a cidade mais sustentável.

Tópicos relacionados