Juliana Monaco   |   10/01/2020 15:16
Atualizada em 10/01/2020 15:17

Curso de capacitação do MTur supera os 15 mil inscritos

O curso on-line de atendimento ao turista Brasil Braços Abertos, oferecido pelo Ministério do Turismo, atingiu a marca de 15.875 inscritos.


Divulgação
O curso
O curso "Brasil Braços Abertos" é destinado aos profissionais que já atuam ou desejam atuar no Turismo
O curso de atendimento ao turista Brasil Braços Abertos, oferecido pelo Ministério do Turismo, atingiu a marca de 15.875 inscritos. Trata-se de uma plataforma online e totalmente gratuita, destinada a pessoas com mais de 15 anos que já atuam ou pretendem atuar no setor. Os alunos têm até o dia 30 de março para concluir as aulas que dão direito a certificado válido como curso de extensão.

A região Sudeste se destacou em número de inscritos (49,8%), seguida do Nordeste (20%), Sul (17,1%), Centro-Oeste (6,5%) e Norte (5,2%). O maior número de alunos é de São Paulo (3.650), seguido pelo Rio de Janeiro (2.325), Minas Gerais (1.525), Santa Catarina (1.094) e Rio Grande do Sul (979). Residentes de outros países somam 115 inscritos, incluindo Argentina (48), Venezuela (11), Portugal (6), Chile (6) e Uruguai (5).

“O curso, voltado aos profissionais que atuam na linha de frente do turismo, independente do perfil de ocupação, permite que o aluno, especialmente o que já trabalha, planeje seus estudos conforme a disponibilidade de horário. Trata-se de uma excelente oportunidade de se posicionar melhor no mercado, aumentando as possibilidades de contratação na área e aprimorando, de forma geral, o nível de excelência do atendimento ao turista no Brasil”, explica a coordenadora-geral de Qualificação do Ministério do Turismo, Neuza Portugal.

De acordo com uma pesquisa promovida pelo MTur, 95% dos alunos da última edição do curso apontaram a flexibilidade de horário e local para estudar como a principal motivação da qualificação. Outros diferenciais citados foram a chance de aperfeiçoamento profissional (90%), a possibilidade de obter um certificado (84%), a facilidade de acesso às aulas (80%) e a ampliação das oportunidades de inserção no mercado de trabalho (77%).

Com 80 horas-aula, a capacitação abre inscrições a cada ano e se divide em quatro módulos: introdução, atendimento, comunicação e temas transversais. A conclusão exige que o aluno some 696 pontos para obter o certificado, chancelado pelo MTur e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ).

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Juliana Monaco

Juliana Monaco tem 2047 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS