Beatrice Teizen   |   20/01/2020 15:44   |   Atualizada em 20/01/2020 15:54

OMT registrou 1,5 bilhão de chegadas internacionais em 2019

De acordo com os dados mais recentes da Organização Mundial de Turismo (OMT), 1,5 bilhão de chegadas de turistas internacionais foram registradas globalmente em 2019

De acordo com os dados mais recentes da Organização Mundial de Turismo (OMT), 1,5 bilhão de chegadas de turistas internacionais foram registradas globalmente em 2019. O número representou um aumento de 4% em relação ao ano anterior – com o mesmo crescimento sendo previsto para 2020 também. Este foi o decimo ano consecutivo de crescimento do setor.

Dreamstime
OMT registrou 1,5 bilhão de chegadas internacionais em 2019
OMT registrou 1,5 bilhão de chegadas internacionais em 2019
Todas as regiões registraram um aumento, mas a incerteza em torno do Brexit, o colapso da Thomas Cook, as tensões geopolíticas e sociais e a desaceleração econômica global contribuíram para um crescimento mais lento em 2019, em comparação com as taxas de 2017 e 2018. Essa desaceleração afetou principalmente as economias avançadas e, em particular, a Europa, a Ásia e o Pacífico.

“Nestes tempos de incerteza e volatilidade, o Turismo continua sendo um setor econômico confiável. Mesmo com tensões comerciais internacionais e indefinições geopolíticas, a indústria continua superando a economia mundial", diz o secretário geral da OMT, Zurab Pololikashvili.

A Europa continua liderando em termos de número de chegadas internacionais, recebendo 743 milhões de visitantes no ano passado (51% do mercado global). As Américas mostraram um cenário misto, pois muitos destinos no Caribe recuperaram-se após os furacões de 2017, enquanto as chegadas caíram na América do Sul devido em parte à turbulência social e política em curso.

GASTOS AINDA SÃO ALTOS

Mesmo em um cenário de desaceleração econômica global, os gastos com Turismo continuaram a crescer, principalmente entre os dez maiores gastadores do mundo. A França relatou o maior aumento nas despesas internacionais entre os dez principais mercados externos (+ 11%), enquanto os Estados Unidos (+ 6%) lideraram o crescimento em termos absolutos, auxiliados por um dólar forte.

No entanto, algumas grandes regiões emergentes, como Brasil e Arábia Saudita, relataram declínios nos gastos com Turismo. A China, o principal mercado de fontes do mundo, viu viagens de saída aumentarem 14% no primeiro semestre de 2019, embora as despesas tenham caído 4%.

Tópicos relacionados