PESQUISAS E ESTATÍSTICAS

E-commerce evita prejuízo de R$ 1,9 bi com fraudes em 2019

|


A cada R$ 100 em compras realizadas, aproximadamente R$ 3,47 são tentativas de fraudes
A cada R$ 100 em compras realizadas, aproximadamente R$ 3,47 são tentativas de fraudes
Em 2019, o comércio eletrônico do Brasil deixou de perder R$ 1,9 bilhão com prejuízos causados por fraudes, um crescimento de 36% em relação ao ano anterior. De acordo com o levantamento Mapa da Fraude, realizado pela ClearSale, mais de R$ 69 milhões em transações foram analisados, que representa cerca de R$ 153 milhões perdidos, considerando aquelas com pagamento via cartão de crédito. A cada R$ 100 em compras realizadas, aproximadamente R$ 3,47 são tentativas de fraudes.

"O valor da compra é uma variável importante para determinar o risco da transação, uma vez que os pedidos fraudulentos costumam ter um valor maior que a média do e-commerce. Em 2019, o ticket médio dos pedidos suspeitos foi de cerca de mil reais. A maioria dos fraudadores busca produtos e serviços mais caros e até mesmo de luxo, pois não irão pagar por isso e conseguem um retorno melhor na hora de revender o produto”, explica o diretor de Solução da ClearSale, Omar Jarouche.

PERFIL DOS FRAUDADORES ON-LINE

O dia mais visado pelos fraudadores é a terça-feira, que concentrou 17,43% do valor total das tentativas de fraude em 2019. Já domingo é o dia com menor tentativas, com 8,19%. O período que concentra a maior tentativa é entre 12h e 23h (83%), o que mostra que as ações fraudulentas seguem a curva geral de vendas do e-commerce e registram seus maiores picos durante o horário comercial.

Em relação às categorias, celulares, games e bebidas são as mais fraudadas em função da facilidade de revender o produto posteriormente. A compra de smartphones concentra 8,73% das tentativas, seguida por bebidas (8,04%), games (7,61%) e eletrônicos (4,33%). Na comparação por regiões, o Norte é a que tem maior exposição aos crimes (6,58), seguido pelo Nordeste (5%), Centro-Oeste (4,7%), Sudeste (3,2%) e Sul (1,9%).

A sazonalidade das ações, no entanto, não seguem os períodos que concentram as maiores vendas. Em novembro, mês em que o e-commerce tem um aumento exponencial nas vendas devido à Black Friday, houve a menor taxa de tentativas de fraude do ano. Entre as datas comemorativas, o dia dos namorados é a que apresenta a maior exposição, representando 4,56% do total de vendas.
 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA