Juliana Monaco   |   03/07/2020 10:34

Pandemia cria novos formas de consumo para 67% dos brasileiros

O isolamento social também foi utilizado por 65% dos entrevistados para repensar antigos hábitos.


unsplash
41% dos consumidores vão aumentar a prática de comprar presentes online no pós-pandemia
41% dos consumidores vão aumentar a prática de comprar presentes online no pós-pandemia
Um estudo realizado pela Criteo, empresa global de tecnologia focada publicidade, demonstrou que o isolamento social ditou uma nova forma de consumo, já que 67% dos consumidores descobriu pelo menos uma nova forma de compra que pretende manter no pós-pandemia. Comprar mercadores online, pedir comidas por serviços de delivery e realizar compras através de aplicativos estão entre os principais comportamentos adotados pelos brasileiros durante a pandemia de covid-19.

Mesmo com a abertura gradativa de shoppings, uma grande parcela dos consumidores vai demorar para frequentar lojas físicas. Cerca de quatro entre dez brasileiros estão prontos para voltar aos shoppings daqui a dois meses, 27% diz que vai demorar de três a cinco meses, 18% acredita que o processo vai levar de seis a nove meses e 16% afirma que só voltará aos estabelecimentos depois de mais de nove meses. Dos respondentes, apenas 15% estariam dispostos a voltar a frequentar shoppings imediatamente, o que fortalece ainda mais o comércio online no Brasil.

Em relação às viagens, apesar de 68% dos brasileiros estarem ansiosos para viajar de novo, 38% dizem que vão demorar mais de nove meses para entrar em um avião, enquanto 24% afirma que esse processo deve demorar de seis a nove meses. A princípio, a preferência é de viagens curtas, de um dia ou um final de semana.

NOVOS HÁBITOS

O isolamento social também foi visto por 65% dos entrevistados como uma oportunidade para repensar antigos hábitos. Sem os deslocamentos básicos do dia a dia, a necessidade por praticar exercícios cresceu, assim como a compra de aparelhos de ginástica e download de aplicativos de treinos. Cerca de 50% dessas pessoas pretendem manter a prática com o fim da pandemia. Do mesmo modo, o home office continuará sendo adotado no pós-covid-19 por 46% das empresas que fecharam os seus escritórios.

Devido à distância, o envio de presentes também cresceu: 41% dos consumidores vão aumentar a prática de comprar presentes online. Os presentes não materiais, como cupons, vale-presentes e vouchers, aumentaram durante a pandemia e ganharam o gosto do brasileiro, já que 36% afirmou que vai utilizá-los mais nas próximas datas especiais.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Juliana Monaco

Juliana Monaco tem 2047 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS