Victor Fernandes   |   16/07/2020 16:44
Atualizada em 16/07/2020 16:49

Tendências, dicas e protocolos: veja live da FecomercioSP

O webinar tratou sobre boas práticas no Turismo neste momento de retomada do setor.

Divulgação
A FecomercioSP realizou um webinar para tratar sobre boas práticas no Turismo neste momento de retomada do setor. Realizado nesta quinta-feira (16) o evento, nomeado de "Perspectivas e Inspirações", contou com a presença da presidente do Conselho de Turismo da FecomercioSP, Mariana Aldrigui, e do diretor-presidente da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), Bruno Giovanni Reis.

Os participantes comentaram a tendência sobre a retomada ser baseada em viagens domésticas, ou até mesmo regionais. "O Turismo brasileiro sempre foi essencialmente doméstico, mas nos centramos nas análises feitas em relação ao internacional e falávamos muito pouco de sua representatividade. Não tem relatório das viagens feitas em carro particular, das viagens rodoviárias", ponderou Mariana.

Para a pesquisadora da USP e representante da FecomercioSP na live, viagens em carros particulares e em ônibus fretados podem registrar alta, com preferência por distâncias curtas para visitar familiares, por exemplo, mas que esses números não devem se manter além de um ano, com a retomada da aviação. Bruno Reis concorda. Afirma que a Emprotur vem sentindo esse movimento no Rio Grande do Norte e apostará na promoção do destino principalmente em Estados próximos, como a Paraíba e Ceará. "Também será uma oportunidade para locadoras de automóveis que já aderiram aos protocolos necessários, já que posso alugar um carro para viajar regionalmente", afirmou o diretor da Emprotur.

PROTOCOLOS
Sobre os protocolos de segurança, os participantes afirmaram que ainda mais importante que sua aplicação, será a comunicação. "Já havia uma sequência de protocolos de limpeza aplicada em grandes áreas de circulação, como hotéis e shoppings, mas não havia necessidade de comunicar isso ao consumidor. Os procedimentos já eram um padrão, tivemos de implementar apenas mais duas ou três medidas. É que agora os hotéis precisaram comunicá-lo. O forte é comunicação: como o hotel deixa evidente para o cliente os protocolos que já eram aplicados e os novos?", questionou Mariana.

Já Bruno Reis afirmou que para a Emprotur a maior preocupação "é a padronização dos protocolos entre os municípios do Estado, no nosso caso. As medidas serão importantes, mas a comunicação e a conscientização do viajante serão essenciais".

TENDÊNCIAS
"Mesmo antes da pandemia, a gente já vinha acompanhado quais eram as principais mudanças, nos padrões de consumo e tomadas de decisão, por exemplo. Com a pandemia, dedicamos mais tempo para entender esses pontos de fricção e buscar referenciais externos. Mas não basta copiar um modelo de outro país, pois o sucesso pode depender de aspectos culturais", comentou Mariana, que tem colecionado, por meio de relatos de realidade, dados que sejam comprováveis e fáceis de replicar, compartilhando pelos canais da FecomercioSP.

DICAS DE MARKETING
O marketing no ambiente digital será importantíssimo e merece dedicação e investimento das empresas. "Primeira dica: não faça sozinho. Estamos em um ambiente de alta tecnologia, aprendemos e percebemos que somos alvos constante de mensagens. Aprendemos que a decisão de viajar é alimentada por uma série de informações consumidas por anos em novelas e mídias diferentes. Então, a vinculação aos momentos em que estão surgindo esses desejos é importante. O universo digital deixa de ser um monstro e passa a ser um aliado, inclusive na segmentação. Há tecnologia, há recursos para aparecer apenas para pessoas que possam ter interesse no seu produto", explicou Mariana.

Bruno Giovanni concordou e acrescentou que o Turismo ainda não utiliza a inteligência comercial suficientemente para a tomada de decisões. Citando uma pesquisa da revista britânica Dazed sobre tendências para até 2050, o representante do Emprotur afirmou que celebridades e influenciadores estão cada vez mais perdendo espaço e dando lugar a ativistas climáticos e pessoas engajadas em causas sociais. "A pandemia transformou o marketing de influência. Queremos nos relacionar com pessoas que vivem a vida de verdade", afirmou Giovanni, que citou como exemplo a reportagem desta semana da época chamada "Menos Pugliesi, mais Prioli".

COMPORTAMENTO
Para Mariana, "o aprendizado que fica é que precisamos deixar de pensar que existe só um tipo de turista. Na volta da pandemia, haverá entre 60 e 70 milhões de brasileiros com algum dinheiro reservado para viajar e não existe um produto que atinja todos esses viajantes. Serão grupos com diferentes comportamentos. Para cada cliente, vai ser um produto e uma abordagem. Cerque-se de quem oferece inteligência comercial."

Já Bruno Reis afirmou que uma guerra tarifária não será benéfica para ninguém ao atrair clientes e sugere a adição de valor agregado ao produto, como welcome drink, massagem, late check out. Mariana lembrou que o consumidor brasileiro "tem a síndrome do vip, então tudo que possar ser incremental é válido."

CONTRATAÇÕES
Perguntada sobre a volta de contratações no Turismo, Mariana afirmou: "Houve uma sobrevida das empresas ao renegociar contratos e, agora, a partir de julho, que vamos ver um maior número de demissões. O que eu percebo é que se você é um profissional graduado, experiente, a partir de 40 anos, o cenário não é positivo. Mas, se você é novo, está estudando, o cenário é mais atraente, mas ainda com remunerações mais baixas". No entanto, ela também disse que cabe ao profissional se adaptar ao momento e talvez prestar um serviço diferente, mas ainda semelhante, já que profissionais do Turismo tem muita habilidade ao lidar com pessoas e relacionamento com consumidor.

Confira abaixo a live completa.


Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Victor Fernandes

Victor Fernandes tem 6060 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS