Juliana Monaco   |   25/08/2020 14:54

Economia criativa pede desoneração e capacitação digital

Durante a pandemia, mais da metade das empresas das áreas culturais precisou realizar cortes das equipes.


Divulgação/Beach Park Entretenimento
57,1% das empresas do setor do teatro relatam ter projetos financiados por incentivo fiscal
57,1% das empresas do setor do teatro relatam ter projetos financiados por incentivo fiscal
O Observatório da Economia Criativa da Bahia - OBEC-BA (UFBA, UBEB e UFRB), em parceria com o think tank cRio ESPM Rio, o Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), acaba de lançar a pesquisa "Impactos da covid-19 na economia criativa" com o objetivo de analisar os efeitos da crise causada pela pandemia nas áreas culturais e gerar dados que ajudem na elaboração de ações para a retomada do setor. Com início em março, a pesquisa foi realizada remotamente e colheu informações de mais de 2,6 mil respondentes, entre pessoas físicas e jurídicas das áreas culturais do Brasil.

O levantamento aponta que a maioria dos profissionais recebe até três salários mínimos mensais e que 31,5% deles trabalham mais de 45 horas semanais. As reservas financeiras de 71,2% dos indivíduos e de 77,8% das organizações garantem apenas um período máximo de três meses de subsistência, sem geração adicional de renda. Um pouco mais da metade das empresas (50,%) teve que demitir e 65,8% tiveram que fazer algum tipo de redução de contratos.

A pesquisa também revela que 45,1% dos profissionais e 42% das empresas conseguiram desenvolver novos projetos durante o período de isolamento social. Além disso, 12% dos indivíduos e 18% das organizações buscaram novas formas de geração de receita, como a antecipação de venda de ingressos, campanhas de doação ou financiamento coletivo.

RETOMADA DA ECONOMIA CRIATIVA

A imprevisibilidade do lançamento de uma vacina e do retorno das atividades presenciais agrava a perspectiva do setor. Para 51% dos pesquisados, não há como estimar a quantidade de cancelamentos de trabalho no segundo semestre do ano e 65% das organizações não conseguem fazer essa estimativa para 2021. Cerca de 88,7% dos indivíduos e 86,8% das organizações acreditam que as atividades ficarão restritas até o final de 2020 ou além.

Para retomar as atividades, as empresas defendem a desoneração tributária, o perdão de dívidas e o apoio para pagamentos de funcionários. Já o auxílio emergencial é a medida mais defendida pelos profissionais, seguida pela necessidade de treinamento e capacitação. Além dos recursos financeiros, há uma grande demanda por treinamento, serviços e infraestrutura que possibilitem a adaptação das atividades ao ambiente digital, já que 55% indicam como necessidade principal a adoção de estratégias digitais de relacionamento com o público, venda de produtos e prestação de serviços, seguida de acesso a serviços e equipamentos para o trabalho remoto.

"A situação de vulnerabilidade a que profissionais e empreendimentos culturais e criativos estão submetidos neste período de pandemia é clara. Afinal, esse tipo de atividade presencial será o último a ser retomado. A busca por alternativas de remuneração no ambiente digital tem sido evidenciada nas redes sociais nos últimos meses, embora os modelos e caminhos para a monetização ainda sejam pouco conhecidos pela maioria dos artistas e profissionais criativos", disse a pesquisadora do cRio ESPM, Luciana Guilherme.

Segundo o levantamento, os apoios municipais e estaduais são mais solicitados e acessados do que os da esfera federal. Os dados revelam que 62% das organizações e 75% dos indivíduos nunca se beneficiaram de incentivo fiscal em qualquer dos níveis governamentais. Por outro lado, 57% das organizações do setor do teatro relatam ter projetos financiados por incentivo fiscal, seguido do setor musical, com 43,4%; e as organizações de dança, com 12,8%.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Juliana Monaco

Juliana Monaco tem 2047 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS