Recuperação do Turismo na América Latina deve começar em 2021
Apesar do crescimento na receita, as reservas não devem retornar aos níveis pré-pandemia antes de 2024

“Desde que a maioria dos países retomaram as viagens domésticas, temos visto um crescimento contínuo nas reservas em boa parte da América Latina. Alguns destinos para onde é possível viajar de carro ou ônibus registraram uma taxa de ocupação de 80% aos finais de semana e feriados, o que confirma o otimismo para a recuperação da indústria”, explicou Carolina. Como revelou o CEO da Despegar, Damián Scokin, México e Brasil lideram a recuperação das vendas na América Latina, devido ao forte mercado doméstico dos dois países.
PERSPECTIVAS PARA A AMÉRICA LATINA
Em 2020, o mercado latino-americano registrou uma queda de 62% nas reservas. De acordo com o estudo da Phocuswright, a expectativa é que a recuperação comece em 2021, com um aumento de 88% na receita para US$ 40,8 bilhões. No entanto, as reservas não devem retornar aos níveis pré-pandemia antes de 2024. O CEO da CVC Corp, Leonel Andrade, que antes previra chegar aos níveis pré-pandemia em 2023, revelou, em entrevista ao Portal PANROTAS, que espera essa retomada já para 2022, devido à boa recuperação do mercado doméstico.


TENDÊNCIAS PARA O PÓS-PANDEMIA
De acordo com Carolina Haro, a maioria das tendências globais identificadas pela pesquisa também se aplica ao mercado da América Latina. Entre as principais tendências identificadas estão as viagens regionais em ascensão, a tecnologia como facilitadora dos processos de viagem e a implementação de protocolos sanitários para reconquistar a confiança dos viajantes.Outra tendência destacada durante o evento é o fim dos rótulos nas viagens. “Haverá lazer, negócios e cultura na mesma viagem e precisamos estar preparados para atender todas essas necessidades no mesmo local. Os viajantes estão em busca de novas experiências e isso requer preparo”, disse Carolina.
Carolina finalizou a apresentação afirmando que os latino-americanos amam viajar, mas que, neste momento, precisam se sentir confiantes. “Confiança se tornou uma palavra muito usada pela indústria nos últimos meses. Nós precisamos recuperar a confiança do viajante e fazer com que ele sinta que viajar é seguro. Para isso, os fornecedores precisam cumprir os protocolos de higiene e ter uma comunicação clara com seus clientes”, finalizou.