Juliana Monaco   |   20/01/2021 15:59

Pesquisa revela o impacto do Turismo em municípios paulistas

Segundo a pesquisa da Setur, 94,2% dos paulistas acreditam que o Turismo beneficia a economia do município


Divulgação
Os dados da pesquisa vão servir de base para os planos de governo de prefeitos recém-eleitos
Os dados da pesquisa vão servir de base para os planos de governo de prefeitos recém-eleitos
Nesta quarta-feira (20), a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo divulgou um diagnóstico da percepção de moradores de 183 municípios turísticos paulistas sobre os benefícios e prejuízos da atividade turística em sua região. A análise com 11.252 respostas mostrou que a maioria dos moradores acredita que o Turismo beneficia a economia do município (94,2%), gera empregos (91,2%), ajuda a preservar a cultura (85%) e contribui positivamente com a qualidade de vida dos habitantes (84,4%).

"As autoridades devem incluir a opinião da população que mora em municípios turísticos nas suas políticas de desenvolvimento. É nosso papel conhecer os impactos e ampliar os ganhos do Turismo", disse o secretário de Turismo do Estado, Vinicius Lummertz. Os dados foram analisados por região e município turístico e estarão disponíveis nos próximos dias a 210 prefeituras do Estado.

Se por um lado os moradores da estância turística de Ubatuba destacam os benefícios econômicos do Turismo (89,03%) para o município, também se queixam da dificuldade de encontrar imóveis (96,51%) e do trânsito causado pelos visitantes no período de alta temporada (96,51%). Algo parecido acontece com Paraibuna, cujos habitantes reconhecem os ganhos financeiros com a movimentação do comércio e dos serviços (96,45%), mas se incomodam com a falta de oferta imobiliária (19,39%) e o grande volume de veículos na cidade (28,93%).

Os dados produzidos pelo Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET) da Setur-SP apresentam um nível de confiança de 95% e devem servir de base para a nova gestão das prefeituras de São Paulo. A pesquisa teve início em 24 de novembro de 2020 e foi finalizada em 8 de janeiro de 2021. Do total de participantes, 57,5% são do gênero feminino, 41,8% são do gênero masculino e 0,7% optaram por não informar. A maioria tem de 30 a 39 anos (24,9%), de 40 a 49 anos (24,1%) ou de 50 a 59 anos (18,4%). O levantamento também destacou que 33,6% das pessoas têm renda familiar de até três salários mínimos, 23,3% têm renda maior que três e menor que cinco salários mínimos e 43,1% têm renda acima de cinco salários mínimos.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Juliana Monaco

Juliana Monaco tem 2047 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS