Artur Luiz Andrade   |   31/03/2021 10:57
Atualizada em 31/03/2021 11:03

Viagens internacionais caem 87% em janeiro; quando virá a retomada?

Retomada, segundo a OMT, será no segundo semestre, começando em julho ou setembro

Divulgação Heathrow
Heathrow Airport
Heathrow Airport
O ano de 2021 continuou a tendência de queda vertiginosa nas viagens internacionais, iniciada em janeiro de 2020, com os primeiros casos de covid-19 na Ásia. Segundo dados da Organização Mundial do Turismo, as chegadas internacionais no mundo caíram 87% em janeiro passado, na comparação com o mesmo mês em 2020.

Para o restante do ano, a OMT se mantém cautelosa e pede por uma coordenação e padronização dos protocolos de viagens entre os países.

De acordo com a organização, 32% de todos os destinos globais ainda estão fechados para turistas internacionais (dados de fevereiro), o que significa que o primeiro trimestre de 2021 continuará sendo desafiador e com quedas monumentais nos índices. A previsão é de um primeiro trimestre com 85% menos viagens internacionais (uma perda de 260 milhões de viagens). Mas e o restante do ano? Como vai se comparar com os meses pré-pandemia, em 2019, já que de março em diante em 2020, as quedas foram constantes e bem altas?

RETOMADA
A reação das viagens internacionais, segundo a OMT, só virá no segundo semestre, com o fim das restrições dos países, o sucesso do programa de vacinação e a introdução de protocolos padronizados, como o Digital Green Certificate planejado pela Comissão Europeia.

Na comparação com 2020, a expectativa é chegar a julho com 66% de aumento nas viagens internacionais, infelizmente comparando com julho de 2020. Nesse cenário, as viagens ainda estariam 55% abaixo dos níveis de julho de 2019.

Em um segundo cenário, mais desafiador, a OMT prevê 22% de crescimento em setembro (sobre 2020), com 67% menos viagens que 2019.


OMT


REGIÕES
Ainda sobre os dados de janeiro de 2021, todas as regiões apresentaram quedas, com a Ásia-Pacífico registrando o maior índice: -96%. Europa e África caíram 85% e o Oriente Médio 84%. Os melhores resultados ficaram com as Américas, com queda de 79%, um índice melhor que o do último trimestre do ano.


OMT



Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18750 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.