Brasileiros foram os que mais sentiram o impacto da pandemia

|


Tomaz Silva/Agência Brasil
69% dos brasileiros se mostram muito atentos na adesão das medidas de saúde e segurança
69% dos brasileiros se mostram muito atentos na adesão das medidas de saúde e segurança
Uma pesquisa realizada pela Kantar revelou que 77% dos brasileiros sentiram o impacto da pandemia em seus cotidianos, fazendo com que o País ficasse em primeiro lugar no ranking mundial. Em 2020, o índice era de 73%. As entrevistas foram aplicadas em 11.500 pessoas de 21 países entre 15 e 19 de abril.

Segundo o levantamento, 87% dos brasileiros contraíram o vírus ou tiveram parentes e amigos próximos contaminados. É mais do que o dobro da média global (42%) e sete pontos percentuais à frente do segundo colocado, a Colômbia. Deles, 16,2% tiveram covid-19, 60,5% um parente próximo e 50,1% um amigo próximo. Globalmente, esses números foram 8%, 23% e 23%, respectivamente. Além disso, 55% se mostram extremamente preocupados com a situação (versus 31% mundialmente) e 62% acompanham com frequência o noticiário sobre o tema.

O Brasil também é líder no quesito expectativa pela vacinação, já que 66% afirmam que definitivamente se imunizarão e 20% provavelmente receberão a vacina. Globalmente, 43% dos entrevistados responderam definitivamente sim e 27%, provavelmente. Os cuidados pessoais também cresceram significativamente, com 69% dos brasileiros se mostrando muito atentos na adesão de medidas de saúde e segurança, 58% dizendo que ficam bravos quando veem regras sendo desrespeitadas e 58% afirmando que se afastam quando outras pessoas se aproximam em espaços públicos.
 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA