Da Redação   |   15/07/2021 10:27   |   Atualizada em 15/07/2021 10:29

Viagens sustentáveis: brasileiros estão entre os mais exigentes

96% dos nossos viajantes acreditam que viagens sustentáveis são essenciais


Reprodução/Accor
96% dos nossos viajantes acreditam que viagens sustentáveis são essenciais
96% dos nossos viajantes acreditam que viagens sustentáveis são essenciais

A maioria dos brasileiros se sente incomodada quando o meio de hospedagem cria barreiras para práticas sustentáveis. Relatório de Viagens Sustentáveis da Booking.com deste ano mostra que 96% dos nossos viajantes acreditam que viagens sustentáveis são essenciais. O País é o terceiro em uma lista de 30 nações entre os viajantes que mais dão importância ao assunto.

O levantamento, que ouviu quase 30 mil entrevistados, ainda mostra que 49% dos viajantes brasileiros tomaram a decisão consciente de desligar o ar-condicionado ou aquecedor da acomodação quando não estavam presentes, enquanto 54% decidiram levar sua própria garrafa de água reutilizável na viagem, em vez de comprar garrafas descartáveis. Por fim, 29% se envolveram em atividades para ajudar a comunidade local.

MEIOS DE HOSPEDAGEM TÊM DE FAZER SUA PARTE
Para os brasileiros, é obrigação do meio de hospedagem ter práticas sustentáveis, como coleta de lixo recicláveis. 64% dos viajantes do País se sentem incomodado quando este tipo de oferta não lhes é dada.

Em paralelo, 96% dos brasileiros dizem que querem se hospedar em uma acomodação sustentável no próximo ano - um aumento notável em relação ao ano de 2016 (80%), quando a Booking.com conduziu pela primeira vez uma pesquisa em torno das viagens sustentáveis. Na edição de 2020, logo antes da pandemia, esse número era de 94%.

No entanto, ao analisar os 34% dos viajantes brasileiros que disseram não ter se hospedado em uma acomodação sustentável no ano passado, 24% afirmaram que não sabiam que essa opção existia, 51% falaram que não encontraram nenhuma acomodação nessa linha quando estavam viajando e 37% revelaram que não sabiam como encontrar esse tipo de hospedagem. Na verdade, 47% dos brasileiros dizem que ainda não existem opções suficientes disponíveis para viagens sustentáveis em 2021.

Os viajantes mais exigentes em termos de práticas sustentáveis são quenianos (98%) e vietnamitas (97%). Depois vêm, empatados, Brasil, México e Colômbia (96%).

A Booking.com dá dicas de práticas sustentáveis a fornecedores no https://partner.booking.com/pt-br/help/guides/sustainability-hospitality-handbook

Tópicos relacionados