Victor Fernandes   |   14/09/2021 12:42
Atualizada em 14/09/2021 16:45

Viagens nacionais são prioridade do brasileiro nos próximos anos

O estudo Tomorrows Consumer da Mosaiclab foi divulgado durante o Latam Retail Show

Divulgação
Os dados foram apresentados por Karen Cavalcanti (centro superior da foto), sócia e co-fundadora da Mosaiclab
Os dados foram apresentados por Karen Cavalcanti (centro superior da foto), sócia e co-fundadora da Mosaiclab
Hoje (14), foi divulgado o estudo “Tomorrow´s Consumer – Sociedade 5.0 LATAM” da Mosaiclab durante o Latam Retail Show. Entre as 35 categorias pesquisadas, viajar pelo Brasil desponta como desejo de consumo nos próximos 5 a 10 anos, sobretudo para brasileiros da geração baby boomers (60 a 80 anos) e de geração Y (25 a 39 anos). Os resultados foram apresentados por Karen Cavalcanti, sócia e co-fundadora da Mosaiclab.

De acordo com o estudo, 44% dos entrevistados desejam consumir viagens nacionais, superando o desejo por roupas e acessórios (43%) e eletrodomésticos e eletrônicos (43%). As viagens nacionais ainda aparecem com destaque entre outras gerações. Os brasileiros da geração X (entre 40 e 59 anos), por exemplo, têm preferência por eletrodomésticos e eletrônicos para o lar, mas a segunda prioridade é a viagem nacional.

Divulgação
44% dos entrevistados desejam consumir viagens nacionais, superando o desejo por roupas e acessórios (43%) e eletrodomésticos e eletrônicos (43%)
44% dos entrevistados desejam consumir viagens nacionais, superando o desejo por roupas e acessórios (43%) e eletrodomésticos e eletrônicos (43%)
Em uma análise por classe social, a Classe A é a mais propensa a investir em viagens, já que possui uma reserva financeira maior e não foi afetada pela crise econômica gerada pela pandemia. O dado também corresponde às faixas etárias que priorizam viagens, porque para os jovens da geração Z (18 a 24 anos), que estão ingressando no mercado de trabalho, o maior desejo é comprar roupas, calçados e acessórios.

Analisando o estudo por gênero, o desejo de viajar é maior entre as mulheres (48%). Elas também querem adquirir cosméticos, artigos de decoração, roupas e acessórios. Já os homens preferem comprar eletrodomésticos e eletrônicos para o lar (42%) e internet (46%).

Ainda na mesma palestra em que foi divulgada a pesquisa, estiveram presentes João Carlos Braga, presidente da Whirlpool na América Latina; Juliano Ohta, CEO da Telhanorte Tumelero; e Paulo Camargo, presidente do McDonalds Brasil. Em comum, os executivos apontaram para a tendência do consumidor em priorizar experiências, momentos e usufruir de produtos sobre a ideia de ter, possuir e comprar; podendo ser atribuído a vontade de viajar do brasileiro.

METODOLOGIA
O levantamento de tendência comportamental foi elaborado pela Mosaiclab, empresa especializada em inteligência de mercado, do ecossistema Gouvêa, foi realizado no início de setembro em 14 países latino-americanos, com 4.930 pessoas acima de 18 anos, de todas as classes sociais e mostra a percepção que as populações têm de seus países considerando 22 tópicos, tais como influência econômica, ambiental, social, alimentar, sanitária, cultural e tecnológica.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Victor Fernandes

Victor Fernandes tem 6060 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS