Victor Fernandes   |   26/11/2021 12:02   |   Atualizada em 26/11/2021 12:30

Novos casos de covid-19 mantêm restrições de viagem em vigor

Um em cada cinco destinos continua com suas fronteiras completamente fechadas

Wikicommons
Zurab Pololikashvili, Secretário-Geral da OMT
Zurab Pololikashvili, Secretário-Geral da OMT
De acordo com o Relatório de Restrições de Viagem da OMT, 46 destinos (21% de todos os destinos no mundo) estão atualmente com suas fronteiras totalmente fechadas aos turistas. Destes, 26 destinos tiveram suas fronteiras totalmente fechadas desde pelo menos o final de abril de 2020. Outros 55 (25% de todos os destinos globais) continuam com suas fronteiras parcialmente fechadas ao Turismo internacional, e 112 destinos (52% do total destinos) exigem que os turistas internacionais apresentem um teste de PCR ou antígeno na chegada.

A pesquisa também mostra como os destinos estão se abrindo para turistas internacionais vacinados: 85 destinos (39% de todos os destinos no mundo) abrandaram as restrições para turistas internacionais totalmente vacinados, enquanto 20 destinos (9% de todos os destinos no mundo) fizeram um regra de vacinação obrigatória para entrada em destino turístico. No entanto, apenas quatro destinos levantaram completamente todas as restrições relacionadas ao covid-19 (Colômbia, Costa Rica, República Dominicana e México).

O Secretário-Geral da OMT, Zurab Pololikashvili, afirma: “A flexibilização segura ou o levantamento das restrições às viagens são essenciais para o reinício do Turismo e o retorno dos benefícios sociais e econômicos que o setor oferece. A tendência de que os destinos adotem abordagens baseadas em evidências para as restrições reflete a natureza em evolução da pandemia também ajudará a restaurar a confiança nas viagens, ao mesmo tempo que ajuda a manter a segurança dos turistas e trabalhadores do Turismo”.

Como nas edições anteriores da pesquisa do Relatório de Restrições de Viagem da OMT, este último relatório mostra que as diferenças regionais com relação às restrições de viagem permanecem. A Ásia e o Pacífico continuam sendo a região com mais restrições em vigor, com 65% de todos os destinos totalmente fechados. Em comparação, a Europa é a região global mais aberta aos turistas internacionais (7% das fronteiras totalmente fechadas), seguida da África (9%), das Américas (10%) e do Oriente Médio (15%).

Tópicos relacionados