Nathalia Ribeiro   |   17/01/2022 09:49
Atualizada em 17/01/2022 10:14

76% dos pequenos negócios do Rio vendem por canais digitais

Pesquisa do Sebrae mostra que o WhatsApp é o canal preferido dos empreendedores


Pesquisa do Sebrae mostra que o WhatsApp é o canal preferido dos empreendedores
Pesquisa do Sebrae mostra que o WhatsApp é o canal preferido dos empreendedores
Segundo uma pesquisa realizada pelo Sebrae, 76% dos microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte do Estado do Rio de Janeiro vendem por um ou mais canais digitais. O WhatsApp é o preferido por 79% dos empreendedores, seguido pelo Instagram (51%), Facebook (47%), loja virtual própria (15%) e aplicativos de entregas ou serviços a domicílios (9%). Em compensação, o levantamento apontou que 24% dos pequenos negócios optaram por continuar com as vendas físicas.

“Sabemos que o empreendedorismo, de modo geral, oferece riscos e responsabilidades para o empreendedor, deixando claro o papel fundamental de um planejamento e a constante análise de cenários. Os empreendedores precisam estar antenados às novas tendências. A transformação digital foi a grande aliada para agilizar a gestão das empresas e aproximação com seu público-alvo, tendo por desafio, neste ano, manter a boa qualidade no atendimento e uso de ferramentas adequadas”, reforça a gerente de Inovação e Soluções do Sebrae Rio, Raquel Abrantes.

O estudo apontou, ainda que, 62% das empresas utilizam o WhastApp Business como ferramenta gerencial, acompanhado do Google Meu Negócio (38%); Propagandas pagas no Google, Facebook ou Instagram (36%); Programa (software ou aplicativo) de gestão (26%); Ferramenta para gestão de clientes (18%) e Automação de processos (15%).

“O consumidor está mais seletivo e criterioso em suas decisões, privilegiando um ambiente que favoreça a praticidade para tomada de decisão mais rápida sem gerar muito estresse. O empresário precisa estar conectado e principalmente preparado para esse tipo de consumidor. Como sugestão, vale a criação de ambientes físicos e/ou virtuais com facilidades e experiências de compras, visando tomadas de decisões rápidas e economicidade de tempo”, pontua a gerente do Sebrae Rio.

Em 2021, o Sebrae Rio contabilizou quase 700 mil atendimentos e um total de 150 mil pequenos negócios atendidos. Os setores de Comércio e Serviços foram os que mais buscaram capacitação e consultoria.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Nathalia Ribeiro

Nathalia Ribeiro tem 1032 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS