Nathalia Ribeiro   |   16/02/2022 10:57 Atualizada em 16/02/2022 11:01

Demanda de viagens europeia deve ficar 20% abaixo do pré-pandemia

Dados são do relatório European Tourism Trends & Prospects, da European Travel Commission (ETC)

Flickr.com/myownlimbhad
Relatório da ETC prevê que as chegadas de turistas estejam apenas 20% abaixo dos níveis pré-pandemia
Relatório da ETC prevê que as chegadas de turistas estejam apenas 20% abaixo dos níveis pré-pandemia
A incerteza provocada pela variante ômicron impactou negativamente o setor de viagens e Turismo da Europa no final do quarto trimestre de 2021, dificultando as perspectivas de sua recuperação no primeiro trimestre de 2022. No entanto, a edição mais recente do relatório trimestral European Tourism Trends & Prospects, da European Travel Commission (ETC), prevê que as chegadas de turistas estejam apenas 20% abaixo dos níveis pré-pandemia em 2022, apesar dos desafios ainda enfrentados pelo setor.

“A partir do nosso relatório, fica claro o impacto sufocante da incerteza trazida pela ômicron. A ETC está otimista de que o setor de viagens europeu superará a ômicron e os muitos outros desafios presentes em 2022. Porém, a resiliência do setor depende de a União Europeia ser proativa no desenvolvimento de estratégias endêmicas que permitirão o afrouxamento das restrições de viagens para nações europeias e internacionais. À medida que aprendemos a conviver com a covid-19, os governos de toda a Europa precisam encontrar o equilíbrio certo entre gerenciar os riscos à saúde e facilitar a mobilidade”, comenta o presidente da ETC, Luís Araújo.

Ômicron atrapalha a recuperação do setor de viagens europeu no quarto trimestre de 2021
O surgimento da variante ômicron no final do ano atrapalhou a recuperação, pois as restrições de viagem, que estavam menos rígidas anteriormente, foram restabelecidas para combater as taxas de infecção recordes. Voos comerciais em toda a Europa foram cancelados ou adiados. De acordo com a ETC, as perdas das companhias aéreas totalizaram 18,5 bilhões de euros em 2021, resultando em 1,5 bilhão de passageiros a menos do que em 2019.

No geral, os dados acumulados no ano informam estimativas de uma diminuição de 62% nas chegadas de turistas à Europa em 2021 em relação aos níveis de 2019. A organização observa que os destinos europeus continuam a se recuperar a taxas variadas. A Croácia registrou queda de 37%, enquanto a França e Mônaco tiveram quedas mais suaves, 39% e 40%, respectivamente, com base nos dados de dezembro. Simultaneamente, registaram-se quedas consideráveis na Finlândia, cerca de 80%, e destinos centrais/orientais como a República Checa caindo 81%, Letónia (-78%), Estónia (-77%), Eslováquia (-76% ) e Lituânia (-74%).

Perspectivas positivas para viagens europeias em 2022
Ainda segundo relatório da ETC, embora a ômicron deva sufocar a recuperação do setor de viagens da Europa no primeiro trimestre de 2022, as perspectivas de viagens para a região como um todo permanecem positivas.
Impulsionada por fortes viagens domésticas e intra-europeias, a demanda geral de viagens está projetada para ser 20% abaixo dos níveis pré-pandemia em 2022. Enquanto as viagens domésticas devem exceder os picos pré-pandemia em 2022, as viagens internacionais serão mais lentas na absorção e provavelmente não se recuperarão totalmente até 2024.

Um desenvolvimento positivo no quarto trimestre de 2021 foi a retomada das viagens entre a Europa e os Estados Unidos, que ocorreu em novembro de 2021, e provavelmente ajudará a impulsionar a recuperação do Turismo europeu em 2022. A ETC espera que a participação das viagens europeias dos Estados Unidos retorne aos níveis pré-pandemia de forma relativamente rápida e à frente da demanda de outros mercados de longa distância, como Ásia-Pacífico, com uma melhora significativa prevista para este ano.

Tópicos relacionados