Beatriz Contelli   |   25/10/2021 15:30

Recuperação do Turismo europeu é influenciada pelas restrições

Contribuição do setor para o PIB da Europa só será capaz de atingir um crescimento de 23,9% neste ano

Divulgação/DZT
Antes da pandemia, a contribuição do setor para o PIB europeu representava 1,92 trilhões de euros
Antes da pandemia, a contribuição do setor para o PIB europeu representava 1,92 trilhões de euros
As últimas pesquisas do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) revelam que as restrições de viagens na Europa têm levado a uma lenta recuperação do setor na região. A contribuição do setor de Viagens e Turismo para o PIB da Europa só será capaz de atingir um crescimento de 23,9% em 2021, em comparação com o ano passado.

De acordo com a pesquisa, e com base na taxa atual de recuperação, esse número representa um aumento de menos de um quarto, ficando atrás do crescimento de 30,7% esperado para o setor globalmente.

O WTTC observou que esta lenta recuperação se deve às restrições de viagens aplicadas ao longo do ano, principalmente durante o primeiro semestre. Antes da crise do coronavírus, a contribuição do setor de Viagens e Turismo para o PIB da Europa representava 1,92 trilhões de euros (9,5% da economia total).

A pesquisa da entidade revela ainda um possível aumento de 15,7% nos empregos em 2022, aumentando em 5,5 milhões de empregos para atingir os níveis pré-pandêmicos.

O órgão , afirmou que, embora o aumento das viagens nacionais tenha proporcionado algum alívio, não é suficiente para alcançar a plena recuperação de que a região necessita para salvar a economia europeia e milhões de empregos.

Em 2019, o setor europeu de Viagens e Turismo representava mais de 38 milhões de empregos. No entanto, após sofrer perda de 3,6 milhões de empregos no ano passado, quando as viagens internacionais quase pararam completamente, o crescimento do emprego permanecerá estagnado neste ano.

Tópicos relacionados