Filip Calixto   |   01/02/2022 16:14

Transporte público é o ambiente mais disseminador da ômicron

O estudo foi feito pela Sociedade Brasileira de Controle de Contaminação

O estudo informa que a taxa de renovação de ar no interior de ônibus, trens e metrôs é insuficiente para a eliminação eficiente das gotículas contaminadas pelo vírus
O estudo informa que a taxa de renovação de ar no interior de ônibus, trens e metrôs é insuficiente para a eliminação eficiente das gotículas contaminadas pelo vírus
Estudo realizado pela SBCC (Sociedade Brasileira de Controle de Contaminação) aponta o transporte público brasileiro como o maior responsável pela alta disseminação da variante ômicron da covid-19 no País.

O estudo, feito a pedido da CNN, mostra que a taxa de renovação de ar no interior de ônibus, trens e metrôs é insuficiente para a eliminação eficiente das gotículas contaminadas pelo vírus.

Ao veículo que solicitou o estudo, o diretor do SBCC e especialista em climatização e refrigeração, Ricardo Salles, argumentou que a contaminação no transporte público acontece pelo ar, mesmo com as pessoas utilizando máscara. "Não há renovação de ar principalmente nos veículos com ar-condicionado, o que torna muito grande a chance de contágio pela covid-19“, disse.

No levantamento, os pesquisadores exemplificam que um ônibus, que comporta 45 passageiros sentados e 50 em pé, deve injetar no interior do veículo aproximadamente 243 litros de ar novo a cada segundo para evitar contaminação. No entanto, na prática, o valor é muito inferior: 100 litros por segundo dentro desses veículos.

A pesquisa vem um dia depois de um outro meio de transporte, os cruzeiros, que somam números bem menores de contaminação, terem sua volta suspensa em virtude da variante da doença.

Tópicos relacionados