Beatriz Contelli   |   22/03/2022 15:20   |   Atualizada em 22/03/2022 15:42

Turismo sustentável e autonomia profissional são tendências para 2022

Diversidade de identidades, renegociação dos relacionamentos, novas aspirações e valores em evolução


Divulgação Sita
O relatório Culture Rising explorou quatro grandes temas globais a partir de conversas nas redes sociais e sinais comportamentais
O relatório Culture Rising explorou quatro grandes temas globais a partir de conversas nas redes sociais e sinais comportamentais
O Facebook IQ, plataforma que oferece insights, estudos e pesquisas baseados em tendências de mercado e publicidade vindas do Facebook, divulgou o relatório Culture Rising: Relatório de Tendências de 2022, em que explora quatro grandes temas globais: diversidade de identidades, renegociação dos relacionamentos, novas aspirações e valores em evolução.

Dentro de cada tema, cinco tendências foram identificadas a partir de conversas nas redes sociais e sinais comportamentais. Entre os destaques, os efeitos físicos e mentais da pandemia influenciaram 54% dos brasileiros a reavaliarem os próprios objetivos e prioridades.

Outro ponto que merece ser ressaltado é a importância da sustentabilidade de produtos e serviços. Em todo o mundo, 69% dos entrevistados acreditam que as marcas devem se preocupar com o meio ambiente e fornecer aos consumidores produtos para uma vida sustentável, assim como opções de Turismo sustentável para atividades de lazer.

DIVERSIFICAÇÃO DE IDENTIDADES
Tópicos como pronome neutro, igualdade de gênero, povos indígenas, esportes para pessoas com deficiência, educação racial e reparação histórica ganharam destaque nos últimos meses. Os consumidores passaram a questionar as marcas sobre seu verdadeiro posicionamento, exigindo parcerias com comunidades relevantes e publicidade inclusiva e representativa.

RENEGOCIAÇÃO DOS RELACIONAMENTOS
Os internautas têm buscado por nano comunidades que representam um interesse comum e 66% se mostram empolgados em experimentar novas tecnologias. Novas formas de se relacionar começaram a surgir e #Love já é a hashtag mais usada no Instagram. Novas formas de criatividade coletiva entre pessoas e inteligências artificiais já estão no futuro próximo.

Reprodução/Facebook IQ
NOVAS ASPIRAÇÕES
O relatório notou que há uma maior procura por educação financeira, educação continuada e graduação. Apesar dos desafios trazidos pelo trabalho remoto, que incluem fadiga de vídeo chamadas, burnout, equilíbrio entre vida pessoal e profissional, os entrevistados consideram cada vez mais a autonomia e a flexibilidade como essenciais.
As lojas físicas passaram a adotar um modelo híbrido e a investir em marketing digital e marketing nas redes sociais. 69% das PMEs em todo o mundo relataram que as ferramentas digitais afetaram positivamente os negócios durante a pandemia.

VALORES EM EVOLUÇÃO
Saúde mental, amor próprio, voluntariado, wellness, técnicas de redução de stress, são alguns dos tópicos de conversa em maior ascensão. Ainda que a saúde da mente seja debatida de forma mais aberta, muitas pessoas em países de baixa renda não têm acesso a tratamentos adequados.

Conversas sobre sustentabilidade estão surgindo em todo o mundo. A hashtag #Turismosustentável registrou um aumento de 178%, as vendas de veículos elétricos vêm registrando crescimento e as empresas com visão de futuro adotam cada vez mais práticas sustentáveis.
Reprodução/Facebook IQ

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