Artur Luiz Andrade   |   06/07/2022 12:22
Atualizada em 06/07/2022 12:23

Veja notas de viajantes para empresas de Turismo no Consumidor.gov.br

Site da Senacon tem índices de resolução dos problemas dos viajantes


Na semana passada, o Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) colocou na berlinda, com uma investigação em curso, as agências 123 Milhas, CVC, Decolar, MaxMilhaas e Viajanet (esta agora parte do Grupo Decolar). O motivo: o alto índice de reclamações e o baixo índice de resolução dos problemas.

O nível de satisfação dos consumidores com os atendimentos este ano é de 1,7 na CVC (o mais baixo entre as 5 empresas), 1,9 na Decolar, 2,2 na Viajanet, 2,7 na 123 Milhas e 2,8 na Max Milhas. Índices bem distantes dos 3,1 da Gol Linhas Aéreas e do alto 4,2 da Azul. Das três aéreas nacionais, apenas a Latam se iguala em atendimento às agências de viagens.

Em volume de reclamações este ano, a Decolar é campeã, com 8.425. Depois vem a 123 Milhas, com 6.286, a CVC com 2.984, a Max Milhas com 2.540 e a Viajanet com 1.283.

Entre as aéreas, o volume da Latam impressiona: 25.958, contra 12.636 da Gol e “apenas” 9.030 da Azul.


RESOLUÇÃO DOS PROBLEMAS

Quando o assunto é resolução, a Azul surpreende positivamente, com 91,8% de problemas solucionados no Consumidor.gov.br. Em segundo lugar, Gol, com 76,3%, seguida de Latam, com 75,6%.

Entre as agências, o melhor índice é da Max Milhas, com 75,4%, seguida da 123 Milhas, com 74,9%. A Viajanet tem 63,7% e a CVC e a Decolar têm índices de resolução abaixo dos 60%: 56% na CVC, pior índice desse ranking, e 59,8% da Decolar.

E enquanto as três aéreas responderam a 100% das demandas, entre as agências, apenas a 123 Milhas teve o mesmo índice de 100%. Max Milhas e Viajanet ficaram com os menores índices (99,6%), seguidas de Decolar (99,7%) e CVC (99,8% das demandas respondidas).

Os consumidores podem fazer reclamações e consultar o perfil e a reputação de cada empresa em consumidor.gov.br.

ÍNDICE DE RESOLUÇÃO (2022)
Azul: 91,8%
Gol: 76,3%
Latam: 75,6%
Max Milhas: 75,4%
123 Milhas: 74,9%
Viajanet: 63,7%
Decolar: 59,8%
CVC: 56%

NOTA PARA O ATENDIMENTO (2022)
1 – Azul: 4,2
2 – Gol: 3,1
3 – Latam e Max Milhas: 2,8
5 – 123 Milhas: 2,7
6 – Viajanet: 2,2
7 – Decolar: 1,9
8 – CVC: 1,7

Fonte:Consumidor.gov.br

Após a publicação dessa matéria, a Decolar enviou o posicionamento a seguir à Redação PANROTAS:

"A Decolar informa que mantém um diálogo constante com os órgãos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, incluindo a Senacon, visando à melhoria contínua de suas práticas de atendimento. A empresa vem trabalhando incansavelmente para atender os clientes que precisam ajustar seus planos de viagem durante a pandemia, que foi um evento inédito, e tem investido muito esforço de desenvolvimento em automação e integração com seus parceiros. A Decolar destaca que foi pioneira no setor ao aderir à plataforma consumidor.gov.br, criada e operada pela Senacon".

Atualizada às 19h19 para incluir o posicionamento da Decolar

Na quarta-feira, 6/7, a Max Milhas enviou seu posicionamento:

"A MaxMilhas atua de forma constante no aprimoramento de seus serviços, empregando o máximo de esforço, cuidado e transparência para atender às demandas dos clientes. A pandemia afetou profundamente o Turismo e surpreendeu tanto os viajantes quanto as empresas. Na MaxMilhas, uma série de medidas foram adotadas para apoio aos clientes: aceleramos e trouxemos maior automatização aos processos de cancelamentos e alterações pelo site, na área Minhas Viagens, além de concentrar todos os esforços em canais exclusivos de comunicação para dar mais agilidade ao processo. Seguimos monitorando os canais internos e externos de atendimento e defesa ao consumidor, como o consumidor.gov.br, de maneira a solucionar as solicitações com celeridade e auxiliar os clientes em suas viagens, bem como evitar eventuais transtornos aos consumidores."

Atualizada às 12h22 para incluir o posicionamento da Max Milhas

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18732 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.