Beatrice Teizen   |   06/12/2022 17:27

51% dos viajantes de luxo preferem experiências sobre bens

Pesquisa revelada pela ILTM mostra uma série de tendências das viagens de alto padrão nesta retomada

CANNES (FRANÇA) – Nos últimos três anos, as viagens globais enfrentaram uma série de desafios causados pela covid-19 e as viagens de luxo tiveram de se reinventar. Neste ano, os deslocamentos continuam a se recuperar fortemente, apesar de ainda sentirem impactos da pandemia, mas o Turismo como um todo apresenta melhoras significativas.

Divulgação
Segunda edição da pesquisa Buzz vs Reality, da ILTM, mostra uma série de tendências das viagens de alto padrão nesta retomada
Segunda edição da pesquisa Buzz vs Reality, da ILTM, mostra uma série de tendências das viagens de alto padrão nesta retomada
Impossibilitados de viajar, viajantes de alto padrão economizaram e, agora, com a retomada, procuram voltar às jornadas em grande estilo. Segundo a nova (e segunda) edição da pesquisa Buzz vs Reality, da ILTM, lançada nesta terça-feira (6) na ILTM Cannes, os termos “nenhuma despesa poupada” e “tempo é precioso” expressam bem o sentimento dos viajantes neste momento.

Veja a seguir alguns highlights do levantamento:
  • Experiências sobre bens: 51% preferem o primeiro contra apenas 9% para o segundo;
  • Desejo de novos espaços/experiências nas férias (56%);
  • Voar com menos frequência e ficar mais de uma semana (49%);
  • Bem-estar é um fator-chave no planejamento de viagens: 61% dizem que agora é um fator importante em uma viagem;
  • Preocupações com saúde e segurança persistirão: 53% dizem que será importante em sua próxima reserva;
  • Interesse no uso da tecnologia para melhorar as férias: 44% estão interessados nisso.

O que está crescendo?
  • Consultores de viagens se tornando essenciais: 59% planejam usá-los para metade ou mais de suas reservas;
  • “Viagens de vingança” – recuperando o tempo perdido (50%), com foco na extravagância (40%);
  • Viagens em família e multigeracionais: 40% planejam fazer no ano que vem;
  • 60% preferem planejar com bastante antecedência contra 13% que gostam de viagens de última hora;
  • Viagens sustentáveis/ecológicas em ascensão: 45% planejam fazer mais desses tipos;
  • Os gastos com viagens devem aumentar notavelmente: 57% planejam gastar mais, com apenas 10% cortando.
Tendências de viagens recentes e futuras
  1. Os feriados domésticos dominaram no ano passado: 91% dos ricos da Europa e das Américas fizeram uma viagem dentro de seu país, enquanto 82% dos da Ásia-Pacífico o fizeram.
  2. Férias na cidade, na praia e em família estendidas foram os tipos de férias mais populares no ano passado e devem permanecer assim nos próximos 12 meses. Os cruzeiros de barco devem ter um aumento notável no interesse, principalmente entre os viajantes ricos das Américas.
  3. No geral, 57% dos ricos globais esperam gastar mais em férias do que em viagens pré-covid, chegando a 73% nas Américas. Apenas um em cada dez (10%) espera reduzir.
  4. Cerca de metade planeja viajar mais para compensar o tempo perdido e fazer viagens de comemoração e feriados mais extravagantes do que antes.
VIAGENS DOMÉSTICAS
O relatório mostra ainda que houve uma clara diminuição no número geral de férias tiradas globalmente entre o verão de 2021 e 2022, já que as viagens foram reduzidas pela pandemia. O Turismo internacional, em particular, sofreu uma desaceleração à medida que as viagens domésticas e regionais se tornaram mais populares em relação aos anos anteriores à covid.

A cautela foi particularmente alta entre os viajantes asiáticos, onde países como China e Japão continuaram a ver os bloqueios reimpostos e tiveram surtos esporádicos da doença. Esse impacto no Turismo fez com que 82% dos indivíduos ricos da Ásia-Pacífico tirassem férias em seu próprio país, subindo para 97% dos chineses. Enquanto isso, 51% o fizeram na Ásia/Ásia Pacífico e apenas cerca de um terço se aventurou nos outros continentes.

Os europeus também foram grandes viajantes domésticos e regionais no ano passado, com 91% deles dentro de seu próprio país e 90% viajando para outro país da Europa. Houve uma clara queda no número de viagens de longo curso, embora 57% ainda tenham sido para as Américas e pouco menos da metade para a Ásia/Oriente Médio.

Da mesma forma, 91% dos indivíduos das Américas fizeram uma viagem doméstica no ano passado, com 22% fazendo mais do que antes da pandemia. Devido ao tamanho de países como Estados Unidos, México e Brasil, os viajantes podem experimentar uma ampla variedade de tipos de férias sem precisar do passaporte. No entanto, muitos se aventuraram fora de seus países, com 68% indo para outro lugar nas Américas, 58% indo para a Europa e 44% para a Ásia/Ásia Pacífico.

A pesquisa traz uma série de outros insights e tendências sobre o mercado de luxo e o que vem acontecendo agora que a retomada está latente. Em breve o link estará disponível para acesso e será inserido nesta matéria.


O Portal PANROTAS é media partner da ILTM Cannes e viaja a convite da organização do evento

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