Artur Luiz Andrade   |   27/09/2023 06:50
Atualizada em 27/09/2023 06:51

Dia Mundial do Turismo: América Latina recupera vendas de viagens; veja

Estudo da Phocuswright mostra força dos canais off-line e crescimento da venda direta na região


A indústria de Viagens e Turismo da América Latina vai ultrapassar até o final do ano os números de 2019, muito graças à força de seu Turismo doméstico (México e Brasil à frente), chegando a US$ 62,1 bilhões em movimentação – cerca de R$ 310 bilhões. Um crescimento de 29% sobre 2022, que já havia crescido 37% sobre o ainda combalido ano de 2021. O ponto mais baixo foi atingido, obviamente, em 2020, com US$ 23,4 bilhões, queda de 59% sobre os US$ 57,4 bilhões de 2019.

Os dados exclusivos são do estudo Latin America Travel Market Report 2022, preparado pela Phocuswright, e já disponível no site da empresa de pesquisa e análises de mercado.

"Apesar das turbulências políticas, econômicas e sociais que afetam a região como um todo, o Turismo está fortalecido e superará plenamente níveis pré-pandêmicos antes do originalmente previsto, sendo que o Turismo doméstico foi o grande protagonista desta retomada."

Carolina Sass de Haro, diretora da Mapie, representante da Phocuswright no Brasil

A empresa projeta um crescimento ainda de dois dígitos nos próximos anos, com 16% para 2024, chegando a US$ 71,8 bilhões; 14% em 2025, atingindo US$ 81,7 bilhões, e 12% em 2026, com US$ 91,8 bilhões.

Gute Garbelotto
Carolina Sass de Haro, da Mapie/Phocuswright
Carolina Sass de Haro, da Mapie/Phocuswright

México à frente

Considerando os dados de 2022, o México continua sendo o maior mercado de viagens da América Latina, com US$ 24,6 bilhões. O país já superou os índices pré-covid com esses números do ano passado. No caso do mercado mexicano, essa retomada foi guiada pelo internacional, que cresceu 28% em 2022 – vale lembrar que o México teve uma política de fronteiras abertas durante a pandemia de covid-19.

O México tem 51% das vendas da região em Turismo em 2022, e o Brasil 33%, ficando a Colômbia com 9% e o Chile com 7%. Contando somente as vendas on-line, o México continua com 51% e o Brasil sobe um pouco, com 34%.

On-line cresce rapidamente, mas off-line ainda domina

As vendas on-line na América Latina (majoritariamente vendas diretas de lazer ou sem gerenciamento) cresceram 22% em 2022 e devem chegar a US$ 30,1 bilhões em 2023. As vendas off-line ainda são maioria, com projeção de US$ 32,1 bilhões este ano. A virada do on-line, segundo projeção da Phocuswright se daria em 2025, com US$ 41,2 bilhões do on-line e US$ 40,5 bilhões do off-line.

No ano passado, 53% das vendas vieram do off-line, 25% das OTAs e 22% da venda direta de fornecedores. Para 2026 o off-line chegará a 49% e os dois outros canais terão 26% da receita do Turismo na região cada um. Ou seja, apesar do bom crescimento das OTAs, os fornecedores terão ganhos e crescimentos maiores pelo investimento na venda direta. Um desses investimentos dos fornecedores é em venda mobile, que gerava US$ 0,6 bilhão em 2019 e chegará a US$ 6,3 bilhões em 2026.

Hotelaria reina

  • O maior segmento da região em vendas para a indústria de Turismo é a Hotelaria, com 48% do resultado de 2022 (US$ 23,1 bilhões). A previsão é que mantenha a liderança até 2026, com 47% de share, já que o receptivo e o doméstico devem continuar crescendo na América Latina.
  • O setor aéreo veio na sequência com 39% de share de vendas em 2022, com os líderes da região, como Latam Airlines, Avianca e Aeromexico (as três emergindo com sucesso do Chapter 11) reportando resultados sólidos financeiros. Juntos, Hotelaria e Aviação somam 86% das vendas da região.
  • Os segmentos de aluguel de veículos e operadoras terão bom crescimento nos próximos quatro anos, mas a soma desses dois mercados resulta em um share de apenas 14%, projetado para 2026.
  • Os dados desse ano do aéreo mostram US$ 10,5 bilhões em vendas off-line, US$ 7,3 bilhões em venda direta e US$ 6,6 bilhões via OTAs. A venda indireta representa, portanto, US$ 17,8 bilhões, de um total de US$ 24,4 bilhões.
  • Na hotelaria, de um total projetado de US$ 29,4 bilhões para este ano, US$ 14,9 bilhões vêm da venda off-line, US$ 8,5 bilhões das OTAs, e US$ 6 bilhões da venda direta, que deve crescer até US$ 9,7 bilhões em 2026, no maior índice entre os canais.
  • A maior rede hoteleira da região é a Accor, e as empresas locais que mais se destacam são a mexicana Grupo Posadas e a brasileira Atlantica Hotels.
  • O segmento de operadoras de viagens é o que mais tem share na venda off-line: US$ 4,8 bilhões de um total de US$ 5,3 bilhões projetado para este ano. A venda direta é de apenas US$ 400 milhões e via OTAs de US$ 100 milhões. No entanto, as operadoras somente devem atingir números de 2019 em 2026.
  • A maior operadora da região é a brasileira CVC Corp, com atuação também na Argentina. Já a OTA líder é a Despegar/Decolar, baseada em Buenos Aires. As OTAs, segundo o estudo, continuam se beneficiando da fragmentação na distribuição hoteleira na região, e devem ultrapassar os números de 2029 este ano, com US$ 15,7 bilhões em vendas. O segmento irá perder share para a venda direta de fornecedores segundo previsão da Phocuswright.

Brasil se recupera em 2023

Somente este ano, ao contrário do México, o Brasil ultrapassará a receita em Viagens e Turismo de 2019, chegando a US$ 19,9 bilhões. A penetração on-line no País deve subir de 49% em 2022 para 53% em 2026, quando o País chega a US$ 27,9 bilhões em vendas no setor.

No Brasil, dos US$ 19,9 bilhões projetados para 2023, US$ 10 bilhões vêm dos canais off-line, US$ 5,6 bilhões das OTAS e US$ 4,4 bilhões da venda direta. Para 2026 a projeção é de US$ 13,2 bilhões para o off-line, US$ 7,8 bilhões para as OTAs e US$ 6,8 bilhões para a venda direta dos fornecedores.

O aéreo representa, nos dados de 2022, 49% do total de vendas, seguido do segmento hoteleiro (29%), locadoras (12%) e operadoras (9%).

SAIBA MAIS em https://www.phocuswright.com/ e sobre a Phocuswright Conference, que reúne as lideranças mundiais em Tecnologia e Turismo, de 13 a 16 de novembro, em Fort Lauderdale, Flórida: https://www.phocuswrightconference.com/. O tema do evento este ano será You, Me and the Machine (Você, Eu e a Máquina).



Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18741 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.