Karina Cedeño   |   14/02/2024 16:50

ABF divulga 20 maiores microfranquias do Brasil; 1 é do Turismo

Levantamento mostra Clube Turismo na 11ª posição, com 560 operações


Divulgação
Clube Turismo, de Ana Virgínia Falcão, ficou na 11ª posição do ranking
Clube Turismo, de Ana Virgínia Falcão, ficou na 11ª posição do ranking

A Associação Brasileira de Franchising (ABF) divulgou o ranking com as 20 maiores microfranquias do Brasil na última semana. Visando melhor refletir o panorama e movimentos das franquias cujo investimento inicial é de até R$ 135 mil, a associação promoveu algumas mudanças no ranking deste ano.

Primeiro, expandiu a lista, que agora conta com 20 posições, abrindo assim o intervalo de análise, mas ainda mantendo a relevância, visto que a última posição conta com mais de 300 operações. A segunda novidade foi incluir no ranking redes mistas (com modelo tradicional e microfranquia) com mais de 50% de operações microfranquias em sua rede, a fim de agrupar negócios com perfil mais próximo.

Clube Turismo entre as maiores microfranquias do Brasil

Entre as 20 maiores microfranquias do Brasil, destaca-se uma no setor de Turismo: a Clube Turismo, que ficou em 11º lugar no ranking da ABF. O faturamento alcançado pela rede em 2023 foi de R$ 193 milhões. A projeção é totalizar 630 novos franqueados à rede, reforçando o compromisso com o crescimento e a expansão. Já para o faturamento, a rede planeja atingir neste ano a marca de R$ 240 milhões.

A Clube Turismo foi a única rede de Turismo entre as microfranquias e a única do segmento com variação positiva, de acordo com o estudo da entidade. “Nós estamos sempre pensando na melhoria de condições para os nossos franqueados e clientes e a nossa expansão demonstra o retorno desse trabalho e comprometimento ao longo dos anos”, afirma a CEO da empresa, Ana Virgínia Falcão.

Veja abaixo o ranking da ABF com as 20 maiores microfranquias:

Divulgação


Divulgação

Mercado de franquias no Brasil volta a crescer

Conforme noticiado pelo Portal PANROTAS, o mercado de franquias no Brasil consolidou sua recuperação e voltou a crescer em 2023, com o faturamento atingindo R$ 240,6 bilhões, variação positiva de 13,8% em relação a 2022 e, portanto, acima das projeções que apontavam crescimento menor. De acordo com a mais recente pesquisa da ABF, o desempenho foi alavancado pelo forte resultado no 4º trimestre de 2023, no qual o setor registrou um crescimento nominal no faturamento de 14,2% (R$ 63,8 bilhões para R$ 72,8 bilhões).

Todos os onze segmentos do franchising cresceram acima de 9% em 2023 frente ao ano anterior, indica a pesquisa da associação. O terceiro maior avanço ficou com Hotelaria e Turismo (16,4%), também beneficiado pela forte retomada das viagens, do aumento do tíquete médio das viagens aéreas, da demanda reprimida, pelo retorno de eventos e lazer e novos formatos de operação via franquia.

Tópicos relacionados