Beatriz Contelli   |   04/09/2025 15:48

Google revela perfis dos viajantes brasileiros, interesses e frequência de viagens

Relatório ainda demonstra que 22% dos viajantes buscam por destinos para se conectar com a natureza


PANROTAS / Filip Calixto
Ana Fritoli, do Google
Ana Fritoli, do Google

"Viajar é o grande sonho do brasileiro. Os brasileiros almejam mais viajar do que passar em um concurso público ou comprar uma casa". A nova pesquisa do Google, apresentada pela especialista em Market Insights, Ana Fritoli, no Origens, evento da Avant Garde em São Paulo, tenta compreender o perfil do viajante e como o cenário macroeconômico influencia suas decisões.

“O brasileiro vê as viagens como algo muito positivo. Mesmo sem retorno financeiro, as viagens são vistas como um investimento. As pessoas querem viajar e pesquisam sobre viagens ao longo do ano inteiro”, explica Ana, ao compartilhar que os brasileiros encaram as viagens como uma oportunidade de:

  • 62% - conhecer lugares novos e diferentes
  • 53% - relaxar
  • 52% - aproveitar tempo de qualidade com a família
  • 50% - ter contato com a natureza

O relatório ainda demonstra que, ao mesmo tempo que as viagens são vistas como uma necessidade humana, de autorealização, elas também trazem muitas insatisfações. Pontos que, segundo os viajantes, são negativos ao viajar:

  • Saúde física e mental - 38% dos brasileiros acham que lidar com a logística da viagem (transporte, bagagem, documento) é estressante; para 35% planejar uma viagem causa ansiedade por causa das decisões envolvidas; e para 35% dos brasileiros, viagens longas causam desconforto físico e tédio;
  • Segurança - 52% dos brasileiros se preocupam com segurança e imprevistos na viagem;
  • Econômico e financeiro - 51% dos brasileiros acham que poucas opções se encaixam no orçamento;
  • Produtos e serviços - 30% dos brasileiros têm dificuldades em encontrar informações confiáveis e 27% tem dificuldade em encontrar atendimento rápido e eficiente em hotéis, companhias aéreas e agências;
  • Tempo - 30% dos brasileiros acham que comprar passagens e reservas hospedagens toma tempo.
PANROTAS / Filip Calixto

A pesquisa do Google identificou que há quatro perfis distintos entre os viajantes de alto padrão:

  • Afetivo (27%) - prezam por viagens previsíveis, sem surpresas. São viajantes que buscam por descanso e tempo com os amigos e família. Não desejam viver grandes aventures e tem menor interesse em novas experiências. É um perfil mais conservador e prático, que tende a viver em capitais.
  • Intenso (28%) - estão motivados a viver novas experiências, desejam ter fotos e histórias para contar, conhecer novas pessoas. Esse perfil quer viver tudo o que o destino tem para oferecer e tem sede de aprender coisas novas. Estão dispostos a pagar mais por uma hospedagem premium. É um perfil concentrado em capitais e com maior renda média.
  • Reflexivo cultural (17%) - desejam destinos onde possa se recarregar emocionalmente. Buscam por locais com repertório cultural, valorizam pouco a estrutura física dos locais e desejam uma experiência de renovação. Aproveitam a viagem para estudar. Tendem a ser um perfil mais masculino e com menos filhos.
  • Conectado com a natureza (22%) - buscam por conexão com a natureza e lugares tranquilos. Prezam por cuidado com a saúde e bem-estar, praias, montanhas e ecoturismo, longe das grandes metrópoles e da vida noturna. Costumam ter uma renda média familiar mais alta.

Com que frequência os brasileiros da classe A viajam?

  • 38% dos brasileiros fizeram algum tipo de viagem no último ano, sendo que 75% dessas viagens foram a lazer;
  • 75% dos brasileiros viaja de uma a três vezes no ano (71% para outro Estado, e 50% no mesmo Estado);
  • 30% são viajantes ocasionais (viajam uma vez ao ano);
  • 45% são viajantes frequentes (vajam de duas a três vezes ao ano e optam por destinos como América Latina, EUA, Canadá e Europa);
  • 15% são viajantes assíduos (viajam de quatro a mais de cinco vezes no ano, optando por destinos na África, Ásia e Oceania);
  • 10% são viajantes esporádicos (viajam menos de uma vez ao ano).

De acordo com o relatório do Google, 77% dos viajantes dizem que sua última viagem foi muito boa, sendo que o Google e o YouTube foram canais para a descoberta de novas marcas e serviços.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados