Japão, Irlanda e Suécia lideram como novos destinos para viagens corporativas
Cinco cidades médias dos EUA também estão despontando no Turismo de negócios, aponta American Express

Destinos fora do radar estão despontando como polos de viagens de negócios. Kumamoto, no Japão, Cork, na Irlanda, e Malmö, na Suécia, lideram a lista internacional, enquanto Richmond (Virgínia), Columbus (Ohio), Charleston (Carolina do Sul), Boise (Idaho) e Nova Orleans (Louisiana) aparecem entre os destaques dos Estados Unidos. O ranking faz parte do novo relatório da American Express, baseado no crescimento anual de transações de clientes corporativos com hotéis e companhias aéreas.
Destaques internacionais
- Kumamoto – referência da indústria de semicondutores, abriga mais de 200 empresas líderes do setor e atrai fornecedores de equipamentos, materiais e P&D, além de contar com setores fortes em alimentos e saúde.
- Cork – consolida-se como polo de inovação em tecnologia e ciências da vida, apoiada por políticas pró-negócios, conectividade internacional e um centro urbano acessível. Sua cena gastronômica e reconhecimento global reforçam o apelo para viagens de negócios e lazer.
- Malmö – a cidade costeira construiu um ecossistema vibrante de startups, especialmente em tecnologia e games, impulsionado por políticas de incentivo. A proximidade com Copenhague amplia a conectividade aérea internacional.

Destaques nos EUA
Richmond, Virgínia – centro econômico em ascensão
Charleston, Carolina do Sul – cidade sulista em expansão
Columbus, Ohio – capital que vai além das reuniões políticas
Boise, Idaho – polo emergente de atração de talentos no oeste
Nova Orleans, Louisiana – infraestrutura consolidada para eventos e hospitalidade
Por que as viagens de negócios estão crescendo?
A pesquisa, que ouviu mil viajantes corporativos e 500 tomadores de decisão nos EUA, mostra que:
- 64% apontam o contato presencial com clientes como principal motor das viagens.
- 59% citam novos negócios como razão para manter ou aumentar o ritmo de deslocamentos.
- 92% dos executivos e 88% dos viajantes afirmam que ainda vale a pena viajar, apesar das transformações do mercado.
O retorno sobre o investimento em viagens
Esse compromisso com as viagens corporativas se baseia em seu valor comprovado: 93% das empresas concordam que podem atribuir o crescimento dos negócios a reuniões e eventos presenciais, e 87% dos viajantes afirmam que seus relacionamentos com clientes se beneficiam mais de interações presenciais do que de reuniões virtuais.

Benefícios e desafios
- 80% das empresas usam as viagens como estratégia de atração e retenção de talentos.
- 84% dos viajantes enxergam viajar a trabalho como benefício, índice ainda maior entre Geração Z e Millennials (88%).
- Jovens relatam maior satisfação geral (80% avaliam as viagens como 4 ou 5 estrelas), mas também mais dificuldades com produtividade (46%) e bem-estar (50%) do que as gerações mais velhas.
Viajar não é apenas um impulsionador de negócios, mas as empresas também o utilizam para atrair e reter talentos (80%). Em um ambiente de trabalho híbrido, essa estratégia parece estar funcionando: mais de oito em cada dez viajantes (84%) consideram viajar a negócios um benefício, com mais Geração Z e Millennials concordando (88%) do que as gerações mais velhas (Geração X e Baby Boomers: 78%).