Beatriz Contelli   |   03/09/2025 10:55
Atualizada em 03/09/2025 11:33

Japão, Irlanda e Suécia lideram como novos destinos para viagens corporativas

Cinco cidades médias dos EUA também estão despontando no Turismo de negócios, aponta American Express


Unsplash/Zion C
Kumamoto
Kumamoto

Destinos fora do radar estão despontando como polos de viagens de negócios. Kumamoto, no Japão, Cork, na Irlanda, e Malmö, na Suécia, lideram a lista internacional, enquanto Richmond (Virgínia), Columbus (Ohio), Charleston (Carolina do Sul), Boise (Idaho) e Nova Orleans (Louisiana) aparecem entre os destaques dos Estados Unidos. O ranking faz parte do novo relatório da American Express, baseado no crescimento anual de transações de clientes corporativos com hotéis e companhias aéreas.

Destaques internacionais

  • Kumamoto – referência da indústria de semicondutores, abriga mais de 200 empresas líderes do setor e atrai fornecedores de equipamentos, materiais e P&D, além de contar com setores fortes em alimentos e saúde.
  • Cork – consolida-se como polo de inovação em tecnologia e ciências da vida, apoiada por políticas pró-negócios, conectividade internacional e um centro urbano acessível. Sua cena gastronômica e reconhecimento global reforçam o apelo para viagens de negócios e lazer.
  • Malmö – a cidade costeira construiu um ecossistema vibrante de startups, especialmente em tecnologia e games, impulsionado por políticas de incentivo. A proximidade com Copenhague amplia a conectividade aérea internacional.
Unsplash/Jason Murphy
Cork
Cork

Destaques nos EUA

Richmond, Virgínia – centro econômico em ascensão

Charleston, Carolina do Sul – cidade sulista em expansão

Columbus, Ohio – capital que vai além das reuniões políticas

Boise, Idaho – polo emergente de atração de talentos no oeste

Nova Orleans, Louisiana – infraestrutura consolidada para eventos e hospitalidade

Por que as viagens de negócios estão crescendo?

A pesquisa, que ouviu mil viajantes corporativos e 500 tomadores de decisão nos EUA, mostra que:

  • 64% apontam o contato presencial com clientes como principal motor das viagens.
  • 59% citam novos negócios como razão para manter ou aumentar o ritmo de deslocamentos.
  • 92% dos executivos e 88% dos viajantes afirmam que ainda vale a pena viajar, apesar das transformações do mercado.

O retorno sobre o investimento em viagens

Esse compromisso com as viagens corporativas se baseia em seu valor comprovado: 93% das empresas concordam que podem atribuir o crescimento dos negócios a reuniões e eventos presenciais, e 87% dos viajantes afirmam que seus relacionamentos com clientes se beneficiam mais de interações presenciais do que de reuniões virtuais.

Unsplash/Marek Lumi
Malmö
Malmö

Benefícios e desafios

  • 80% das empresas usam as viagens como estratégia de atração e retenção de talentos.
  • 84% dos viajantes enxergam viajar a trabalho como benefício, índice ainda maior entre Geração Z e Millennials (88%).
  • Jovens relatam maior satisfação geral (80% avaliam as viagens como 4 ou 5 estrelas), mas também mais dificuldades com produtividade (46%) e bem-estar (50%) do que as gerações mais velhas.

Viajar não é apenas um impulsionador de negócios, mas as empresas também o utilizam para atrair e reter talentos (80%). Em um ambiente de trabalho híbrido, essa estratégia parece estar funcionando: mais de oito em cada dez viajantes (84%) consideram viajar a negócios um benefício, com mais Geração Z e Millennials concordando (88%) do que as gerações mais velhas (Geração X e Baby Boomers: 78%).

Com base no relatório da American Express.

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