Turismo médico de luxo deve movimentar mais de US$ 14 bilhões no Brasil até 2033
Projeções apontam para consolidação do Brasil como polo de Turismo médico de luxo na América Latina

O Turismo médico de luxo vem se consolidando como uma oportunidade de negócios bilionária para o Brasil. De acordo com dados da IMARC Group, o Brasil movimentou US$ 3,10 bilhões em 2024 apenas com Turismo médico e deve ultrapassar US$ 14 bilhões até 2033, em um crescimento anual de 18,9%.
O crescimento acelerado do setor projeta não apenas maior entrada de pacientes estrangeiros, mas também a atração de investimentos internacionais em hospitais, clínicas, hotéis e serviços de alto padrão. Globalmente, por exemplo, o mercado caminha para mais de US$ 239 bilhões até 2029.
Além da rentabilidade, fatores competitivos fortalecem a posição brasileira, já que os procedimentos por aqui podem custar até 70% menos que nos Estados Unidos e na Europa, mantendo o mesmo nível de qualidade. Em segundo, a excelência médica, já reconhecida em áreas como cirurgia plástica, dermatologia, odontologia e fertilização.
Outro aspecto relevante é o impacto positivo na imagem internacional do Brasil. Ao se tornar referência em saúde de luxo, o país ganha visibilidade em mercados estratégicos. Cidades como São Paulo, por exemplo, com hospitais de ponta e conectividade aérea, e Recife, que já se consolida como polo naciona, ampliam o potencial de crescimento.
Alice Pinho, sócia da Hale Health Concierge, destacou que cada paciente movimenta não apenas o setor de saúde, mas também hotéis, restaurantes, spas, transporte e cultura. "Isso cria oportunidades para diversos segmentos e fortalece o posicionamento do Brasil como destino de negócios no turismo médico", disse ela.
Nos próximos cinco anos, as projeções apontam para a consolidação definitiva do Brasil como polo de turismo médico de luxo na América Latina. “Nosso objetivo é elevar o padrão de atendimento e consolidar o Brasil como destino estratégico para experiências médicas de alto padrão”, conclui Alice Pinho.