Karina Cedeño   |   26/11/2025 16:58
Atualizada em 27/11/2025 15:51

Como as marcas do Turismo podem vender mais nas redes sociais? Veja dicas

Apenas 30% dos profissionais de marketing B2B estão atualmente vendendo seus produtos pelas redes sociais


Rawpixel/Shutterstock
É hora de repensar seu conteúdo com foco nas buscas das redes sociais
É hora de repensar seu conteúdo com foco nas buscas das redes sociais

Analistas preveem que, nestes anos de 2025/2026, os adultos passarão em média cerca de duas horas por dia nas redes sociais. Além de entretenimento e educação, os usuários dessas plataformas agora compram produtos e buscam atendimento ao cliente diretamente nelas.

No entanto, apenas 40% dos profissionais de marketing B2C e 30% dos profissionais de marketing B2B estão atualmente vendendo seus produtos pelas redes sociais. O que é preciso para preencher essa lacuna?

Um estudo realizado pela HubSpot, com um total de 1.132 profissionais de marketing da América do Norte, Europa, Ásia e Austrália, de diversos setores, revelou insights importantes e dicas para estruturar os negócios com base nas redes sociais, que cada vez mais se tornam ferramentas de negócios completas.

O levantamento também dá dicas para que as empresas vendam mais por meio dessas plataformas e engajem seus conteúdos e produtos diante de um público cada vez mais exigente.

Confira, abaixo, algumas dicas:

Como vender mais nas redes sociais?

  • Crie jornadas de compra voltadas primeiro para as redes sociais, com experiências de checkout específicas para cada plataforma que reduzam o número de cliques entre a descoberta e a compra. Use CTAs claros e segmentados e páginas de destino otimizadas para dispositivos móveis;
  • Construa confiança com seu público por meio de conteúdos educativos nas redes sociais que demonstrem o valor do produto antes de focar na venda;
  • Repense seu conteúdo com foco em busca social. Inclua palavras-chave de intenção de compra, descrições e tags para captar tendências e alcançar usuários que estão usando as redes sociais como mecanismos de busca;
  • Crie um sistema de conteúdo gerado pelo usuário (UGC) para coletar, obter permissão e compartilhar histórias de sucesso de clientes em publicações que permitem compras diretas;
  • Promova ofertas específicas por plataforma e teste estratégias promocionais dentro das próprias redes sociais para reduzir o custo de aquisição de clientes e melhorar as taxas de conversão.

Profissionais estão priorizando relacionamento em vez de transações

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Profissionais de marketing estão priorizando relacionamentos em vez de transações nas redes sociais
Profissionais de marketing estão priorizando relacionamentos em vez de transações nas redes sociais

Os profissionais de marketing estão priorizando relacionamentos em vez de transações nas redes sociais e as marcas estão investindo em um crescimento de público lento e consistente e em campanhas de conteúdo de alta qualidade.

Veja, abaixo, como equilibrar a combinação de conteúdo autêntico e espontâneo com campanhas de alta qualidade:

  • Mude o foco: em vez de publicar conteúdos com menos qualidade em alta frequência, priorize conteúdos de maior qualidade com menor frequência;
  • Crie uma estratégia de SEO para redes sociais, otimizando descrições, hashtags e legendas para melhorar a busca dentro das próprias plataformas;
  • Reorganize suas publicações, dando mais ênfase a conteúdos autênticos e relacionáveis, complementados por campanhas com produção mais elaborada;
  • Crie um painel de retenção de clientes para acompanhar métricas de engajamento, como interações recorrentes, percepção da marca e crescimento da comunidade;
  • Estruture seu calendário editorial equilibrando conteúdos promocionais com conteúdos voltados à construção de relacionamento, como histórias de clientes, bastidores e materiais educativos.

Encontre seu público e esteja presente onde ele é mais ativo

Divulgação
Crie estratégias de conteúdo específicas para cada plataforma
Crie estratégias de conteúdo específicas para cada plataforma

Reavalie sua estratégia de canais sociais e aumente os investimentos em vídeos no YouTube, Instagram e TikTok. Em 2025/2026, os profissionais de marketing estão apostando ainda mais em vídeos no YouTube, Instagram e TikTok, enquanto o Facebook perde popularidade rapidamente.

Diante desse contexto, para ter mais retorno nas redes sociais:

  • Realoque o orçamento do Facebook para plataformas emergentes, como Discord, Reddit ou Twitch, de acordo com o perfil demográfico do seu público;
  • Crie estratégias de conteúdo específicas para cada plataforma, usando o LinkedIn para liderança de pensamento B2B, o Instagram para construção de comunidade, e o TikTok e o YouTube para fortalecer o reconhecimento da marca;
  • Desenvolva um fluxo de reaproveitamento de conteúdo, adaptando vídeos longos em Shorts do YouTube, Reels do Instagram e vídeos do TikTok. Além disso, transforme conteúdos escritos de alto desempenho em vídeos ou podcasts;
  • Configure ferramentas de escuta social para identificar novas oportunidades ou monitorar rapidamente o sentimento do público em cada plataforma.

Para acessar o estudo completo e mais insights, clique aqui.

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Sobre o autor

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero em 2011 e com mais de dez anos de experiência em reportagens no setor de Turismo.