Como as marcas do Turismo podem vender mais nas redes sociais? Veja dicas
Apenas 30% dos profissionais de marketing B2B estão atualmente vendendo seus produtos pelas redes sociais
Analistas preveem que, nestes anos de 2025/2026, os adultos passarão em média cerca de duas horas por dia nas redes sociais. Além de entretenimento e educação, os usuários dessas plataformas agora compram produtos e buscam atendimento ao cliente diretamente nelas.
No entanto, apenas 40% dos profissionais de marketing B2C e 30% dos profissionais de marketing B2B estão atualmente vendendo seus produtos pelas redes sociais. O que é preciso para preencher essa lacuna?
Um estudo realizado pela HubSpot, com um total de 1.132 profissionais de marketing da América do Norte, Europa, Ásia e Austrália, de diversos setores, revelou insights importantes e dicas para estruturar os negócios com base nas redes sociais, que cada vez mais se tornam ferramentas de negócios completas.
O levantamento também dá dicas para que as empresas vendam mais por meio dessas plataformas e engajem seus conteúdos e produtos diante de um público cada vez mais exigente.
Confira, abaixo, algumas dicas:
Como vender mais nas redes sociais?
- Crie jornadas de compra voltadas primeiro para as redes sociais, com experiências de checkout específicas para cada plataforma que reduzam o número de cliques entre a descoberta e a compra. Use CTAs claros e segmentados e páginas de destino otimizadas para dispositivos móveis;
- Construa confiança com seu público por meio de conteúdos educativos nas redes sociais que demonstrem o valor do produto antes de focar na venda;
- Repense seu conteúdo com foco em busca social. Inclua palavras-chave de intenção de compra, descrições e tags para captar tendências e alcançar usuários que estão usando as redes sociais como mecanismos de busca;
- Crie um sistema de conteúdo gerado pelo usuário (UGC) para coletar, obter permissão e compartilhar histórias de sucesso de clientes em publicações que permitem compras diretas;
- Promova ofertas específicas por plataforma e teste estratégias promocionais dentro das próprias redes sociais para reduzir o custo de aquisição de clientes e melhorar as taxas de conversão.
Profissionais estão priorizando relacionamento em vez de transações

Os profissionais de marketing estão priorizando relacionamentos em vez de transações nas redes sociais e as marcas estão investindo em um crescimento de público lento e consistente e em campanhas de conteúdo de alta qualidade.
Veja, abaixo, como equilibrar a combinação de conteúdo autêntico e espontâneo com campanhas de alta qualidade:
- Mude o foco: em vez de publicar conteúdos com menos qualidade em alta frequência, priorize conteúdos de maior qualidade com menor frequência;
- Crie uma estratégia de SEO para redes sociais, otimizando descrições, hashtags e legendas para melhorar a busca dentro das próprias plataformas;
- Reorganize suas publicações, dando mais ênfase a conteúdos autênticos e relacionáveis, complementados por campanhas com produção mais elaborada;
- Crie um painel de retenção de clientes para acompanhar métricas de engajamento, como interações recorrentes, percepção da marca e crescimento da comunidade;
- Estruture seu calendário editorial equilibrando conteúdos promocionais com conteúdos voltados à construção de relacionamento, como histórias de clientes, bastidores e materiais educativos.
Encontre seu público e esteja presente onde ele é mais ativo

Reavalie sua estratégia de canais sociais e aumente os investimentos em vídeos no YouTube, Instagram e TikTok. Em 2025/2026, os profissionais de marketing estão apostando ainda mais em vídeos no YouTube, Instagram e TikTok, enquanto o Facebook perde popularidade rapidamente.
Diante desse contexto, para ter mais retorno nas redes sociais:
- Realoque o orçamento do Facebook para plataformas emergentes, como Discord, Reddit ou Twitch, de acordo com o perfil demográfico do seu público;
- Crie estratégias de conteúdo específicas para cada plataforma, usando o LinkedIn para liderança de pensamento B2B, o Instagram para construção de comunidade, e o TikTok e o YouTube para fortalecer o reconhecimento da marca;
- Desenvolva um fluxo de reaproveitamento de conteúdo, adaptando vídeos longos em Shorts do YouTube, Reels do Instagram e vídeos do TikTok. Além disso, transforme conteúdos escritos de alto desempenho em vídeos ou podcasts;
- Configure ferramentas de escuta social para identificar novas oportunidades ou monitorar rapidamente o sentimento do público em cada plataforma.
Para acessar o estudo completo e mais insights, clique aqui.