Pedro Menezes   |   26/12/2025 10:10
Atualizada em 26/12/2025 10:11

Amadeus aponta as grandes tendências que vão moldar as viagens em 2026

Estudo reúne dados proprietários da Amadeus, pesquisas globais com viajantes e análises de mercado

Divulgação
Segundo o relatório, a próxima fase do Turismo será marcada pela convergência entre tecnologia, cultura e personalização extrema, criando experiências mais fluidas, emocionais e conectadas
Segundo o relatório, a próxima fase do Turismo será marcada pela convergência entre tecnologia, cultura e personalização extrema, criando experiências mais fluidas, emocionais e conectadas

Pet-friendly de verdade, voos diretos de longa distância, Turismo movido pela cultura pop, hiperpersonalização hoteleira e viagens ao “futuro”. Estas são tendências que devem redefinir a forma como o mundo viaja a partir de 2026, segundo relatório Travel Trends 2026, divulgado pela Amadeus em parceria com a Globetrender.

O estudo reúne dados proprietários da Amadeus Travel Intelligence, pesquisas globais com viajantes e análises de mercado para identificar as forças que vão impactar a indústria nos próximos anos. Segundo o relatório, a próxima fase do Turismo será marcada pela convergência entre tecnologia, cultura e personalização extrema, criando experiências mais fluidas, emocionais e conectadas.

“O futuro das viagens entrou em modo de rotação máxima, impulsionado por inovação, cultura e tecnologia. Em 2026, o Turismo vai parecer mais ‘ficção científica’ do que qualquer outro ano anterior”

Jenny Southan, CEO da Globetrender

A economia pet-friendly ganha protagonismo

Divulgação
Em 2025, 27% dos viajantes que levaram seus animais em férias o fizeram pela primeira vez
Em 2025, 27% dos viajantes que levaram seus animais em férias o fizeram pela primeira vez

Uma das tendências mais emblemáticas do relatório é a Pawprint Economy, que marca a evolução das viagens com animais de estimação. De acordo com a Bloomberg Intelligence, o mercado global de pets deve atingir US$ 500 bilhões até 2030, impulsionado pelo aumento da posse de animais e pela humanização desse público

Hoje, 56% da população global já possui um pet, sendo quase metade formada por tutores de primeira viagem. Em 2025, 27% dos viajantes que levaram seus animais em férias o fizeram pela primeira vez, sinalizando uma mudança estrutural no comportamento do consumidor

Em resposta, companhias aéreas, hotéis e destinos vêm investindo em soluções que vão além do marketing simbólico. A Bark Air, por exemplo, ganhou notoriedade ao oferecer voos premium totalmente pensados para cães, enquanto novas regulamentações na Itália passaram a permitir cães de médio e grande porte na cabine de aeronaves

A tendência também inclui tecnologia voltada à saude do animal: coleiras com inteligência artificial capazes de monitorar sinais vitais, com acesso remoto a telemedicina veterinária, e alimentadores inteligentes que reconhecem cada animal individualmente fazem parte desse novo ecossistema

Planejamento híbrido: humanos e IA juntos na criação da viagem perfeita

Freepik
Cerca de 25% dos viajantes afirmam ter recebido informações desatualizadas ou incorretas ao planejar viagens com IA, enquanto 46% dizem confiar plenamente nos sistemas
Cerca de 25% dos viajantes afirmam ter recebido informações desatualizadas ou incorretas ao planejar viagens com IA, enquanto 46% dizem confiar plenamente nos sistemas

O relatório aponta que 2026 será o ano da Travel Mixology, conceito que define o uso de inteligência artificial, plataformas digitais e fontes humanas para planejar viagens. Embora o uso de ferramentas baseadas em IA tenha crescido 64% em um ano, passando de 11% para 18% dos viajantes globais, a confiança ainda é um desafio a ser superado.

Cerca de 25% dos viajantes afirmam ter recebido informações desatualizadas ou incorretas ao planejar viagens com IA, enquanto 46% dizem confiar plenamente nesses sistemas. Como resultado, plataformas como Reddit e YouTube seguem relevantes, oferecendo experiências reais e não mediadas por algoritmos comerciais.

Nesse cenário, o viajante alterna entre grandes modelos de linguagem, redes sociais, assistentes de marca e pesquisa própria para criar um planejamento mais robusto e confiável.

Voos ponto a ponto encurtam o mundo

Unsplash
Terceira grande tendência é a Precisão Ponto a Ponto, impulsionada por aeronaves de nova geração, como o Airbus A321XLR
Terceira grande tendência é a Precisão Ponto a Ponto, impulsionada por aeronaves de nova geração, como o Airbus A321XLR

A terceira grande tendência é a Precisão Ponto a Ponto, impulsionada por aeronaves de nova geração, como o Airbus A321XLR, capaz de realizar voos de longa distância com maior eficiência e menor custo. Esses jatos de corredor único permitem rotas diretas entre cidades secundárias, redistribuindo fluxos turísticos e reduzindo o tempo total de viagem.

Companhias como Iberia, Air Canada, IndiGo e Wizz Air, por exemplo, já anunciaram novas conexões inéditas, enquanto projetos ambiciosos, como o Project Sunrise da Qantas, prometem ligar Sydney a Londres e Nova York sem escalas, em voos até quatro horas mais curtos que os atuais.

Além disso, aeroportos vêm passando por uma transformação estrutural, com maior uso de biometria, eliminação de balcões de check-in e experiências mais voltadas ao bem-estar, como jardins internos, iluminação circadiana e arquitetura biofílica.

Cultura pop vira motor de viagens

Pixabay
Dados da Amadeus indicam crescimento significativo de reservas para destinos ligados a produções audiovisuais, como Seul, após sucessos da Netflix, e Alberta, no Canadá, cenário da série The Last of Us
Dados da Amadeus indicam crescimento significativo de reservas para destinos ligados a produções audiovisuais, como Seul, após sucessos da Netflix, e Alberta, no Canadá, cenário da série The Last of Us

A Pop Culting, quarta tendência do relatório, mostra como franquias de entretenimento, filmes, séries e música estão se tornando catalisadores de viagens. Dados da Amadeus indicam crescimento significativo de reservas para destinos ligados a produções audiovisuais, como Seul, após sucessos da Netflix, e Alberta, no Canadá, cenário da série The Last of Us.

Essas viagens vão além do consumo passivo e oferecem experiências imersivas, oficinas, eventos temáticos e roteiros guiados por narrativas culturais. Para a Amadeus, esse movimento responde à fragmentação cultural causada pelos algoritmos digitais, criando experiências presenciais de pertencimento e conexão humana.

Pick ‘n’ Stays: o hóspede monta o próprio quarto

Pexels
Segundo pesquisa da Amadeus, 63% dos viajantes estão dispostos a pagar mais por características específicas do quarto
Segundo pesquisa da Amadeus, 63% dos viajantes estão dispostos a pagar mais por características específicas do quarto

A quinta tendência, Pick ‘n’ Stays, redefine a hotelaria por meio da hiperpersonalização. Em vez de escolher categorias genéricas, o hóspede passa a selecionar atributos específicos do quarto, como localização no prédio, equipamentos de trabalho, opções de entretenimento ou itens de bem-estar

Segundo pesquisa da Amadeus, 63% dos viajantes estão dispostos a pagar mais por características específicas do quarto, com destaque para serviços corporativos, tecnologia e entretenimento. Ferramentas como gêmeos digitais em 3D permitem que o cliente visualize exatamente onde vai se hospedar antes da reserva, reduzindo frustrações e aumentando a expectativa positiva da viagem

Turismo de inovação: viajando para experimentar o futuro

Fechando o relatório, o Turismo de Inovação descreve a busca por destinos que já operam com tecnologias emergentes, como robôs de atendimento, táxis autônomos, spas sensoriais, drones de entrega e experiências imersivas baseadas em biometria e realidade aumentada

Neste caso, cidades como Shenzhen, Austin, São Francisco e hubs tecnológicos da Coreia do Sul despontam como polos desse novo tipo de turismo, impulsionado por redes sociais e pelo desejo de vivenciar o “amanhã” antes que ele se torne rotina.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Pedro Menezes

Conteúdos por

Pedro Menezes

Pedro Menezes tem 4712 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Natural do Rio de Janeiro, Pedro Menezes é bacharel em Comunicação Social/Jornalismo e atua há 12 anos na imprensa especializada em Turismo. Atualmente, é editor do maior portal brasileiro voltado a profissionais do setor, com base em São Paulo. O jornalista tem experiência em cobertura nacional e internacional de feiras, congressos e eventos, além de pautas de política e economia ligadas ao Turismo.