Demanda pelos serviços de consultores de viagens deve crescer até 2026
Dado acompanha o crescimento para viagens de lazer no próximo ano, segundo o Internova Index

As viagens de lazer em todos os segmentos permaneceram fortes em 2025, uma tendência que deve se estender até 2026, acompanhada por um aumento na demanda pelos serviços de consultores de viagem, de acordo com a edição 2025 do Internova Index: North American Traveler Insights, divulgada hoje pelo Internova Travel Group.
Apesar das preocupações relacionadas a tarifas e a outros eventos políticos e econômicos, os norte americanos continuaram viajando ao longo deste ano, com o viajante médio realizando 6,4 viagens. Olhando para o futuro, 27% dos entrevistados esperam viajar mais a lazer em 2026, e 62% afirmam que pretendem utilizar um consultor de viagens no planejamento e na reserva da maioria de suas viagens.
Outros destaques do Internova Index 2025 incluem:
- Embora os consumidores ainda demonstrem maior interesse por cruzeiros tradicionais, um terço dos entrevistados afirmou ter interesse em iates de luxo e cruzeiros de expedição, enquanto viajantes mais jovens se mostram atraídos por viagens mais curtas, com duração inferior a cinco dias.
- A demanda por tours em grupo continua mais forte entre viajantes acima de 55 anos, mas os mais jovens começam a demonstrar interesse em tours privados.
- Viajantes de luxo estão cada vez mais em busca de viagens de bem-estar, com foco em alimentação saudável e retiros de spa.
- Nos segmentos de aviação e hotelaria, os preços aumentaram na faixa mais alta do mercado de luxo, mas diminuíram na faixa inferior.
- Os preços dos cruzeiros continuam em alta, especialmente no segmento de cruzeiros de expedição.
Expertise em destinos impulsiona procura por consultores
A expertise em destinos e atividades segue sendo o principal motivo para a contratação de um consultor de viagens, especialmente em viagens internacionais de longa distância e férias mais longas. 70% dos entrevistados disseram ter utilizado um consultor em sua viagem internacional mais recente. Os consumidores também recorrem cada vez mais aos consultores por seu conhecimento sobre as preferências de viagem dos clientes, além do suporte oferecido em situações inesperadas durante a viagem.
Embora a expertise em destinos seja considerada o fator mais importante, viajantes de luxo também tendem a utilizar consultores por sua capacidade de lidar com arranjos de viagem complexos — especialmente vistos — além do benefício de economia de tempo.