Laura Enchioglo   |   03/12/2025 10:21

Interesse por viagens aumenta no Brasil e busca ocorre mais pelo celular, diz pesquisa

Levantamento nacional mostra que o interesse por passagens, hospedagens e pacotes cresce em 2025


Divulgação/Embratur Sebrae
Passagens, hospedagens e pacotes aparecem com força nas intenções de busca e compra para 2025, alcançando 42% de interesse
Passagens, hospedagens e pacotes aparecem com força nas intenções de busca e compra para 2025, alcançando 42% de interesse

A nova edição da pesquisa State of Search Brasil 6, realizada pela agência de SEO Hedgehog Digital em parceria com o Opinion Box, indica que o brasileiro está pesquisando mais sobre Turismo no último ano. Passagens, hospedagens e pacotes aparecem com força nas intenções de busca e compra para 2025, alcançando 42% de interesse, o maior patamar entre os quatro anos avaliados.

O estudo ouviu 4.157 brasileiros de todas as regiões do país, com 16 anos ou mais, e investigou como o público pesquisa informações na internet. Entre os recortes, a pesquisa mostrou que a frequência de busca por turismo aumentou: 55% dos entrevistados afirmam pesquisar mais sobre turismo do que há 12 meses, enquanto 37% mantiveram o mesmo ritmo e apenas 8% reduziram o interesse.

Por onde o brasileiro busca informações sobre Turismo?


Chad Madden/Unsplash
 Google aparece como o canal mais utilizado, citado por 79% dos participantes
Google aparece como o canal mais utilizado, citado por 79% dos participantes

As plataformas digitais continuam sendo o ponto de partida para a jornada do viajante. O Google aparece como o canal mais utilizado, citado por 79% dos participantes. Em seguida vêm os sites das próprias empresas do setor, com 58%, e o Instagram, com 44%.


Para Felipe Bazon, CEO da Hedgehog Digital, o comportamento do consumidor evidencia a necessidade de presença qualificada nas principais plataformas:

“As buscas relacionadas a viagens são guiadas por referências visuais, expectativas e comparação. O Instagram cumpre um papel relevante nesse processo, enquanto o Google continua sendo o destino inicial para quem quer encontrar opções e organizar o planejamento”

Felipe Bazon, CEO da Hedgehog Digital

Smartphone concentra maioria das buscas

O levantamento revela também como os brasileiros pesquisam. O smartphone domina as consultas e aparece em 91% dos casos, somando quem usa exclusivamente o celular (20%) e quem alterna entre celular e computador (71%). Já o uso exclusivo de computador representa 9%.

Esse comportamento reforça a necessidade de que sites, blogs e plataformas de reserva estejam preparados para navegação mobile com desempenho adequado, de acordo com a pesquisa. Em um mercado altamente competitivo, a experiência no celular influencia diretamente a taxa de conversão, especialmente em produtos como pacotes e hospedagens.

Interesse crescente e impacto para o setor

A curva de interesse mostra um comportamento consistente: de 37% em 2022, o indicador passa para 34% em 2023, sobe para 38% em 2024 e atinge 42% em 2025, o maior volume da série destacada na pesquisa.

Segundo o estudo, o aumento da procura sugere maior disposição para planejar viagens, pesquisar preços e buscar alternativas de destinos. Para empresas do setor de Turismo, o dado é um sinal de que os consumidores estão mais ativos e atentos às possibilidades, especialmente em plataformas digitais.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Laura Enchioglo

Conteúdos por

Laura Enchioglo

Laura Enchioglo tem 4170 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero, Laura Enchioglo é repórter na PANROTAS, onde entrou como estagiária em 2023. Tem experiência em assessoria de imprensa e na cobertura de economia e finanças.